Com pré-Carnaval cancelado no Novo Centro, festa migra para o Willie Davids em Maringá

Prefeitura de Maringá informou que pré-Carnaval no Novo Centro foi cancelado após pedido das forças de segurança.

  • Com o pré-Carnaval cancelado na tarde deste domingo (24/2) no Novo Centro, por determinação da Prefeitura de Maringá, os foliões levaram a festa para o estacionamento do Estádio Willie Davids. Mesmo sem a animação de um bloco, milhares de jovens foram curtir o pré-Carnaval paralelo de Maringá.

    O cancelamento da festa com o Bloco Bumbum de Ouro foi anunciado no final da manhã deste domingo (24/2), após reunião do prefeito Ulisses Maia (PDT) com representantes das forças de segurança.

    Em nota oficial, a Prefeitura de Maringá informou que o pré-Carnaval no Novo Centro “foi cancelado após pedido forças de segurança, como Polícia Militar e Civil, Corpo de Bombeiros e Secretaria de Segurança Municipal”.

    Segundo a prefeitura, a decisão também foi tomada por causa da realização de outro grande evento neste domingo. “A realização em Maringá de um segundo evento neste domingo, o Show Solidário da Maringá FM, também sustenta a decisão de cancelar o pré-Carnaval, considerando a necessidade de dividir as forças de segurança para garantir a tranquilidade do evento, que acontece na tarde deste domingo no Parque de Exposições.”

    A rádio Maringá FM emitiu uma nota após a divulgação da decisão da prefeitura. “A Maringá FM vem a público informar que não participou da decisão da Prefeitura Municipal de cancelar o evento de pré-carnaval deste domingo. O cancelamento é de responsabilidade exclusiva da Prefeitura, que o fez baseada em seus próprios critérios. Nenhum membro da rádio sequer participou (ou foi convidado a participar) da reunião na manhã de hoje que culminou no cancelamento.”

    Na tarde deste sábado, durante o pré-Carnaval, mais de cem pessoas precisaram ser atendidas pelas equipes de socorro devido à ingestão de bebidas e outas substâncias. Também houve dificuldade na dispersão dos foliões, no começo da noite, após o fim da festa.

    O Bloco Oi Sumida divulgou uma nota na página oficial no Facebook “O bloco “Oi, Sumida” lamenta as ocorrências registradas ontem (23/2) no pré-carnaval, causadas majoritariamente pela ingestão abusiva de bebidas alcoólicas. O bloco gostaria de frisar que não houve venda de bebidas por parte da prefeitura ou do bloco.

    As pessoas levaram bebidas de suas casas, ou as compraram de ambulantes ou de comerciantes da região. Quem precisou de atenção médica pelo consumo exagerado de álcool foi atendido pela estrutura montada preventivamente para atendimento ambulatorial.

    Apesar deste volume de atendimentos ambulatoriais, que representa bem menos de 1% do público, o evento ocorreu dentro da normalidade prevista em relação à segurança. A Polícia Militar e a Guarda Municipal deram cobertura do início até a dispersão, e não houve nenhuma ocorrência de maior gravidade.”

    O Bloco Bumbum de Ouro também se manifestou em nota pela página oficial, no Facebook.

    “Viemos através desse momento comunicar que o Bloco Bumbum de Ouro foi cancelado, neste dia 24 de fevereiro, que aconteceria a partir das 14h00 na Av. João Paulino com Av. Herval. Por motivos maiores de segurança, em que os órgãos responsáveis apresentaram um número insuficiente de viaturas para assim podermos realizar um evento de carnaval de rua com segurança.

    Apoiamos o cancelamento pois o intuito do bloco é organizar um pré-carnaval com responsabilidade e bem estar do público que ali está. A segurança é prioridade, por isso estamos viabilizando uma nova data com a Prefeitura de Maringá e Secretaria de Cultura, que sempre nos apoiou em questões burocráticas.

    Deixamos bem claro que os custos do trio elétrico são pagos com dinheiro arrecadado por meio de patrocínio e colaboração da nossa equipe, com objetivo social e cultural de fomentar a cultura na cidade e movimentar essa época do ano.

    Nós da organização do Bloco Bumbum de Ouro não desistiremos de poder proporcionar entretenimento acessível e gratuito para a população maringaense, por isso continuaremos buscando com responsabilidade e apoio de órgãos de segurança uma nova data de realização do evento.”

    A programação do Carnaval de Maringá entre a sexta-feira (1/3) e a terça-feira (5/3) não sofreu alterações, segundo informações da Prefeitura de Maringá.

    Comentários estão fechados.