Passe do estudante de Maringá pode ser solicitado até o final de março. Aulas na rede municipal começam

O benefício de transporte atende estudantes do ensino fundamental, médio e superior.

  • O passe do estudante de Maringá, benefício concedido a todos os alunos das redes municipal, estadual e particular que estudam a uma distância mínima de um quilômetro entre a residência e a instituição de ensino, pode ser solicitado até o dia 31 de março.

    O benefício de transporte atende estudantes do ensino fundamental, médio e superior. No total, o cartão do passe fácil é usado por quase 30 mil alunos. A Prefeitura de Maringá arca com 50% do valor e a outra metade é diluída na tarifa do transporte coletivo.

    Para facilitar o acesso dos estudantes e dos pais, a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) criou uma página exclusiva na internet para fazer o cadastro do passe do estudante de Maringá. O cartão passe fácil fica pronto em até 20 dias úteis após a solicitação e é entregue na instituição onde o aluno estiver matriculado.

    Quem já usou o passe do estudante de Maringá no ano passado precisa acessar o mesmo link da Semob. Após atualizar o cadastro, o cartão do passe fácil pode ser recarregado depois de cinco dias úteis diretamente na catraca do ônibus.

    Antes de acessar a página da Semob, vale deixar a documentação toda separada. No cadastro é solicitado o preenchimento de um formulário com dados pessoais do aluno, dos pais, endereço residencial e a instituição de ensino onde está matriculado.

    O estudante pode indicar até quatro linhas de ônibus que façam o trajeto da residência indicada até a escola, colégio ou universidade.

    O cartão pode ser usado de segunda a sexta das 6h às 13h para quem estuda em período matutino, das 12 às 19h para período vespertino e das 18h à meia-noite para período noturno. Alunos que fazem período integral podem usar o passe das 6h à meia-noite.

    Para todos os beneficiários são disponibilizadas duas passagens diárias. Estudantes de período integral ou que fazem atividades de contra-turno devem informar no cadastro.

    O benefício não inclui alunos de pré-escola, cursos profissionalizantes, pré-vestibular, pós-graduação e cursos à distância. Usuários que perderam ou danificaram o cartão devem pedir um segunda via na loja do Transporte Coletivo Cidade Canção (TCCC), que fica na Praça Raposo Tavares, onde também será feita a retirada do novo cartão.

    Aulas na rede municipal começam na quinta

    Cerca de 40 mil crianças da rede municipal de ensino voltam às aulas nesta quinta (7/2) nos 64 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e nas 52 Escolas Municipais. Na maioria das escolas particulares, as atividades foram retomadas na segunda-feira (4/2) e na rede estadual de ensino o ano letivo começa na quinta-feira (14/2).

    Na rede municipal, onde todos estudantes recebem uniformes e o kit escolar, a Secretaria de Educação (Seduc) informou que a entrega dos materiais e das roupas vai ser feita na primeira quinzena de fevereiro. Para tirar dúvidas, a Seduc distribuiu um questionário com perguntas e respostas.

    1- Como será feita a distribuição dos kits escolares, bolsas, uniformes, tênis e meias?

    • A diretoria de cada unidade escolar realizará uma reunião com pais e/ou responsáveis para a entrega dos kits, que vai ser realizada na unidade escolar em que o aluno está matriculado. A distribuição dos tamanhos será de acordo com documento preenchido pelos pais e/ou responsáveis no mês de outubro e novembro do ano passado. Ao receber os kits, pais e/responsáveis devem assinar documento de retirada.

    2- Pode acontecer de algumas crianças receberem os kits e outras não?

    • O que pode ocorrer é a entrega em segundo lote para as crianças matriculadas na rede municipal durante o período das férias ou nas últimas semanas antes do início das aulas. Porém, todas devem receber os kits até o final do mês de fevereiro.

    3- O uniforme entregue para o meu filho ficou pequeno/grande. Como fazer?

    • Caso haja a necessidade de troca de tamanho do uniforme, pais e/ou responsáveis devem informar diretamente a diretora da escola ou CMEI e aguardar o procedimento de troca realizado pela Secretaria de Educação. Fazer a troca do uniforme com outra criança, que também não deu certo, é autorizado, porém, a responsabilidade é exclusiva dos pais e/ou responsáveis.

    4- Quem recebe o kit de uniforme?

    • Serão entregues para crianças matriculadas a partir do Infantil 2 (dois a três anos e 11 meses). O kit contém duas camisetas com manga, uma camiseta sem manga, duas bermudas (para meninos), dois short saia (para meninas), além de um conjunto de agasalho composto por uma jaqueta e calça.

    5- Quem recebe as mochilas com rodinhas?

    • As mochilas com rodas serão entregues para as crianças matriculadas no 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. As demais crianças receberão mochilas com alças, todas confeccionadas na cor azul com o brasão do município.

    6- Quem recebe tênis e meias?

    • A distribuição de tênis e meias serão para turmas a partir do Infantil 4 e 5 dos Cmeis e para o 1º ao 5º ano do ensino fundamental.

    7- E o kit escolar?

    • O kit escolar será entregue para todos os alunos matriculados na rede municipal de ensino. O kit contém caixa de giz de cera, massa de modelar, pincéis, cola, apontador, lápis de cor e grafite, estojo, régua, tesoura, pasta, canetas, e cadernos adequados às diferentes disciplinas e atividades.

    Os alunos matriculados no Ensino de Jovens e Adultos (EJA) também receberão kit escolar e uniforme. Além disso, os alunos matriculados na rede municipal de ensino receberão novos livros de literatura, específicos para cada faixa de atendimento educacional.

    Comentários estão fechados.