Passe do estudante de Maringá pode ser solicitado até o final de março. Aulas na rede municipal começam

Por: - 6 de fevereiro de 2019

O passe do estudante de Maringá, benefício concedido a todos os alunos das redes municipal, estadual e particular que estudam a uma distância mínima de um quilômetro entre a residência e a instituição de ensino, pode ser solicitado até o dia 31 de março.

O benefício de transporte atende estudantes do ensino fundamental, médio e superior. No total, o cartão do passe fácil é usado por quase 30 mil alunos. A Prefeitura de Maringá arca com 50% do valor e a outra metade é diluída na tarifa do transporte coletivo.

Para facilitar o acesso dos estudantes e dos pais, a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) criou uma página exclusiva na internet para fazer o cadastro do passe do estudante de Maringá. O cartão passe fácil fica pronto em até 20 dias úteis após a solicitação e é entregue na instituição onde o aluno estiver matriculado.

Quem já usou o passe do estudante de Maringá no ano passado precisa acessar o mesmo link da Semob. Após atualizar o cadastro, o cartão do passe fácil pode ser recarregado depois de cinco dias úteis diretamente na catraca do ônibus.

Antes de acessar a página da Semob, vale deixar a documentação toda separada. No cadastro é solicitado o preenchimento de um formulário com dados pessoais do aluno, dos pais, endereço residencial e a instituição de ensino onde está matriculado.

O estudante pode indicar até quatro linhas de ônibus que façam o trajeto da residência indicada até a escola, colégio ou universidade.

O cartão pode ser usado de segunda a sexta das 6h às 13h para quem estuda em período matutino, das 12 às 19h para período vespertino e das 18h à meia-noite para período noturno. Alunos que fazem período integral podem usar o passe das 6h à meia-noite.

Para todos os beneficiários são disponibilizadas duas passagens diárias. Estudantes de período integral ou que fazem atividades de contra-turno devem informar no cadastro.

O benefício não inclui alunos de pré-escola, cursos profissionalizantes, pré-vestibular, pós-graduação e cursos à distância. Usuários que perderam ou danificaram o cartão devem pedir um segunda via na loja do Transporte Coletivo Cidade Canção (TCCC), que fica na Praça Raposo Tavares, onde também será feita a retirada do novo cartão.

Aulas na rede municipal começam na quinta

Cerca de 40 mil crianças da rede municipal de ensino voltam às aulas nesta quinta (7/2) nos 64 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e nas 52 Escolas Municipais. Na maioria das escolas particulares, as atividades foram retomadas na segunda-feira (4/2) e na rede estadual de ensino o ano letivo começa na quinta-feira (14/2).

Na rede municipal, onde todos estudantes recebem uniformes e o kit escolar, a Secretaria de Educação (Seduc) informou que a entrega dos materiais e das roupas vai ser feita na primeira quinzena de fevereiro. Para tirar dúvidas, a Seduc distribuiu um questionário com perguntas e respostas.

1- Como será feita a distribuição dos kits escolares, bolsas, uniformes, tênis e meias?

  • A diretoria de cada unidade escolar realizará uma reunião com pais e/ou responsáveis para a entrega dos kits, que vai ser realizada na unidade escolar em que o aluno está matriculado. A distribuição dos tamanhos será de acordo com documento preenchido pelos pais e/ou responsáveis no mês de outubro e novembro do ano passado. Ao receber os kits, pais e/responsáveis devem assinar documento de retirada.

2- Pode acontecer de algumas crianças receberem os kits e outras não?

Newsletter Briefing
O que aconteceu de importante em Maringá, todo início de noite no seu email.
Saiba mais ou cadastre-se:
  • O que pode ocorrer é a entrega em segundo lote para as crianças matriculadas na rede municipal durante o período das férias ou nas últimas semanas antes do início das aulas. Porém, todas devem receber os kits até o final do mês de fevereiro.

3- O uniforme entregue para o meu filho ficou pequeno/grande. Como fazer?

  • Caso haja a necessidade de troca de tamanho do uniforme, pais e/ou responsáveis devem informar diretamente a diretora da escola ou CMEI e aguardar o procedimento de troca realizado pela Secretaria de Educação. Fazer a troca do uniforme com outra criança, que também não deu certo, é autorizado, porém, a responsabilidade é exclusiva dos pais e/ou responsáveis.

4- Quem recebe o kit de uniforme?

  • Serão entregues para crianças matriculadas a partir do Infantil 2 (dois a três anos e 11 meses). O kit contém duas camisetas com manga, uma camiseta sem manga, duas bermudas (para meninos), dois short saia (para meninas), além de um conjunto de agasalho composto por uma jaqueta e calça.

5- Quem recebe as mochilas com rodinhas?

  • As mochilas com rodas serão entregues para as crianças matriculadas no 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. As demais crianças receberão mochilas com alças, todas confeccionadas na cor azul com o brasão do município.

6- Quem recebe tênis e meias?

  • A distribuição de tênis e meias serão para turmas a partir do Infantil 4 e 5 dos Cmeis e para o 1º ao 5º ano do ensino fundamental.

7- E o kit escolar?

  • O kit escolar será entregue para todos os alunos matriculados na rede municipal de ensino. O kit contém caixa de giz de cera, massa de modelar, pincéis, cola, apontador, lápis de cor e grafite, estojo, régua, tesoura, pasta, canetas, e cadernos adequados às diferentes disciplinas e atividades.

Os alunos matriculados no Ensino de Jovens e Adultos (EJA) também receberão kit escolar e uniforme. Além disso, os alunos matriculados na rede municipal de ensino receberão novos livros de literatura, específicos para cada faixa de atendimento educacional.

Tenha acesso liberado ao melhor jornalismo da cidade. Assine o Maringá Post e fique bem informado. Saiba mais aqui.