Maringá vai ganhar câmara técnica para desenvolver Plano Estratégico de Turismo. Inventário começou a ser feito pela prefeitura

  • Maringá vai ganhar uma câmara técnica no mês de fevereiro para trabalhar no projeto de criação do Plano Estratégico de Turismo. É o que foi decidido na manhã desta quarta-feira (30/1), em reunião na Prefeitura de Maringá entre a Diretoria de Turismo da secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico (Seide) e as principais instituições ligadas ao trade turístico da cidade.

    Desde a realização da 1ª. Conferência Municipal de Turismo, em outubro de 2018, a Diretoria de Turismo passou a trabalhar na confecção de um inventário do potencial turístico de Maringá e os primeiros resultados tendem a ser apresentados nas próximas semanas.

    “Esta catalogação está sendo feita com base nas orientações do Ministério do Turismo, considerando atrativos, serviços, equipamentos e infraestrutura de apoio. Somente por meio de um levantamento destes é que saberemos o que a cidade tem a oferecer como atrativo turístico”, afirmou o diretor de Turismo da Seide, Luiz Fernando Neves.

    Os dados obtidos nestes inventário, depois de analisados, cruzados e processados, vão auxiliar na tomada de decisões para estabelecer as políticas e ações subsequentes, como o Plano Estratégico de Turismo.

    Representantes do Conselho Municipal de Turismo, Maringá e Região Convention & Visitors Bureau, Associação Comercial, Turismo Regional (Retur) e Sebrae concordaram que para a elaboração do Plano é necessário primeiro conhecer os atrativos turísticos, hierarquizar os atrativos, conhecer o perfil do visitante que a cidade recebe e o que é preciso ser feito para que os atrativos da cidade sejam divulgados em âmbito nacional e no exterior.

    Neves disse que os passos a serem dados para a formatação do Plano seguirão as orientações da Conferência de Turismo que a cidade realizou no ano passado, quando todos os segmentos apresentaram suas demandas e sugestões.

    A superintendente do Convention Bureau, Yara Linschoten, chamou a atenção para a necessidade de se sensibilizar o trade turístico de Maringá e as autoridades para a importância que o turismo tem para a economia da cidade.

    Em 2018, o Maringá Post publicou um guia com 20 pontos turísticos de Maringá que vale a pena visitar.

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