Maringá vai sediar Encontro Brasileiro de Mobilidade por Bicicleta e Cicloativismo. É o Bicicultura 2019

Compartilhar

A União de Ciclistas do Brasil (UCB), Associação dos Ciclistas do Noroeste do Paraná (CicloNoroeste) e a Associação Cultural Céu de Capricórnio vão realizar em Maringá, em data a ser definida, o Bicicultura, Encontro Brasileiro de Mobilidade por Bicicleta e Cicloativismo.

O Bicicultura é um encontro anual que acontece em diferentes pontos do Brasil. Organizado pela sociedade civil, tem o objetivo de celebrar e impulsionar a cultura da bicicleta como meio de mobilidade nas cidades brasileiras.

De acordo com o organizador Marcelo Seixas, o Bicicultura tem patrocínio do governo federal, por meio da Lei Rouanet. Fabricantes de bicicletas e de peças, revendedores e outras empresas locais também podem apoiar o evento.

“A confirmação da data ainda depende de alguns ajustes, também ainda não estão certos os locais em que acontecerão as palestras e exposições o espaço em que vamos alojar as cerca de 300 pessoas que virão de diferentes pontos do Brasil”, diz Marcelo Seixas.

Segundo ele, Maringá foi escolhida como sede do Bicicultura 2019 durante a edição de 2018, realizada no Rio de Janeiro. “O Bicicultura tem acontecido nas principais capitais brasileiras e Maringá será um caso raro de cidade a sediar o evento sem ser capital. Isto deve-se à boa estrutura que a cidade oferece”.

Seixas se reuniu nesta semana com a superintendente do Maringá e Região Convention Bureau, Yara Linschoten, para detalhar o que será o Bicicultura e a importância de Maringá sediar o evento. Segundo Yara, a estrutura oferecida por Maringá tem sido um dos atrativos para que a cidade receba grandes eventos.

“Os órgãos públicos, empresa e a população recebem estes eventos da melhor maneira e estamos certos de que o Bicicultura de Maringá vai dar uma contribuição importante à cultura da bicicleta e visibilidade para a cidade”.

Durante o Bicicultura de Maringá, haverá cortejo cênico pelas ruas com bicicletas fantasiadas, palhaços em bikes e orquestra com os músicos tocando e pedalando.

Também vão ser realizados shows artísticos, exposições de bicicletas antigas e de artesanato que aproveita partes de bicicletas, além de cerca de 30 palestras sobre o uso da bicicleta, mobilidade urbana, segurança e saúde.

  • Reportagem atualizada às 16h30 desta quinta-feira (24/1). A mudança é sobre a data. Não está definido o mês que vai ser realizado o evento. 

Compartilhar

Autor

Notícias Relacionadas