Quadras esportivas de 37 escolas municipais podem ser utilizadas pela comunidade durante a semana, no período noturno, e nos fins de semana durante todo o dia. A inciativa faz parte do projeto “Escola Aberta” da secretaria de Educação (Seduc) com objetivo de aproximar a população dos espaços públicos.
Apenas neste ano, a secretaria emitiu 260 requerimentos para o uso de quadras. O gerente administrativo e responsável pelo projeto, Paulo Pompeu, explicou que por causa do recesso escolar, as solicitações para o uso dos espaços durante as férias só podem ser feitas até 21 de dezembro. Após esse período, novos pedidos só poderão ser feitos a partir de 7 de fevereiro de 2019, quando retornam as aulas.
Das 37 escolas, nove ainda têm horários disponíveis para o uso das quadras. Pompeu disse que os espaços podem ser utilizados para atividades físicas, aulas de dança, campeonatos de futebol e outras iniciativas organizadas no bairro. Os espaços podem ser utilizados de segunda-feira a sexta-feira das 19h às 22h e nos sábados e domingos das 8h às 20h.
Qualquer pessoa pode usar a quadra por apenas alguns dias, sem frequência, ou reservar dias específicos durante todo o ano para atividades semanais, por exemplo. O acesso às salas de aula e outras áreas da escola não são liberados.
“Esse projeto iniciado, nesta gestão, é uma importante ferramenta para democratizar o acesso às escolas e promover a integração cultural, esportiva e social das comunidades”, disse Paulo Pompeu, acrescentando que a iniciativa também contribui com a segurança do local.
Como solicitar o uso a quadra
Para fazer uso das quadras escolares, os interessados devem ir até a Seduc, no setor de expediente, com documentos pessoais (RG e CPF) e comprovante de residência. Depois de verificar a disponibilidade de horário para uso do espaço no sistema, solicitação deve ser preenchida e será analisada por uma comissão em até sete dias.
O requerimento deve ser feito por pessoa maior de idade e no mínimo com 15 dias de antecedência em relação à data de uso da quadra. Depois do pedido autorizado, o interessado assina o Termo de Liberação de Uso em que se compromete a cuidar do espaço. Após a assinatura, basta procurar a diretoria da escola e pegar a chave da quadra.
Além das quadras de escolas, os centros esportivos de Maringá oferecem práticas esportivas como natação, hidroginástica e voleibol, entre outras atividades. Veja a programação completa dos centros esportivos da cidade.
Escolas que fazem parte do projeto
Escolas com horários disponíveis
- E.M. Antenor Sanches
- E.M. Campos Sales
- E.M. Dona Angelina Lonardon Meneguetti
- E.M. Fernão Dias
- E.M. José Hiran Salleé
- E.M. Olga Aiub Ferreira
- E.M. Ruy Alvino Alegretti
- E.M. Victor Beloti
- E.M. Professora Odette Alcântara Rosa
Escolas com horários indisponíveis
- E.M. Célestin Freinet
- E.M. Dep. Federal Douto R Ulysses Guimarães
- E.M. Diderot Alves Da Rocha Loures
- E.M. Doutor Helenton Borba Cortes
- E.M. Doutor João Batista Sanches
- E.M. Doutor Luiz Gabriel Guimarães Sampaio
- E.M. Dom Jaime Luiz Coelho
- E.M. Joaquim Maria Machado De Assis
- E.M. Maestro Aniceto Matti
- E.M. Octávio Periotto
- E.M. Odete Ribaroli Gomes De Castro
- E.M. Oscar Pereira Dos Santos
- E.M. Pastor João Barbosa De Macedo
- E.M. Padre Pedro Ryô Tanaka
- E.M. Pioneira Jesuína De Jesus Freitas
- E.M. Pioneira Mariana Viana Dias
- E.M. Pioneiro Manuel Dias Da Silva
- E.M. Pioneiro Silvino Fernandes Dias
- E.M. Professora Agmar Dos Santos
- E.M. Professora Lídia Ribeiro Dutra Da Silva
- E.M. Professora Mirian Leila Palandri
- E.M. Professora Nadyr Maria Alegretti
- E.M. Professor José Galetti
- E.M. Professor José Marchesini
- E.M. Professor Midufo Vada
Outras informações sobre os horários e quadras disponíveis podem ser obtidas na secretaria de Educação, que funciona de segunda a sexta, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h, na Avenida Itororó, 867. O telefone é (44) 3221-6979.
Comentários estão fechados.