Previsão é de clima quente e seco para os próximos dias, em Maringá. Climatempo prevê chuva para quarta-feira

  • A previsão é de clima quente e seco em Maringá nos próximos dias, segundo informações de quatro institutos climatológicos consultados pela reportagem do Maringá Post.

    Nesta segunda-feira (10/12), o Simepar prevê uma variação de temperatura entre 17° e 32°, mesma previsão feita pelo Climatempo.

    Segundo o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), a variação fica entre 19° a 30°, e o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) indica temperaturas entre 21° e 33°.

    A terça-feira (11/12) também promete ser quente e há possibilidade da umidade relativa do ar ficar na casa dos 30% no período da tarde. A temperatura máxima prevista pelo INMET chega a 33° e, pelo Climatempo, a 34°.

    Dos quatro institutos, apenas o Climatempo informa que podem ocorrer pancadas de chuva à tarde e à noite na quarta-feira (12/12). A probabilidade informada é de 80%.

    O INPE diz que há apenas 5% de chance de chover, mesma probabilidade informada para os outros dias da semana.

    Para a quinta-feira (13/12), o Climatempo também prevê uma possibilidade de 80% de ocorrerem pancadas de chuva à tarde e à noite, com até 4 mm de precipitação. Nenhum dos outros três institutos consultados trazem previsão de chuva para quinta. Segundo o INMET, vai ter sol com poucas nuvens.

    A tendência mesmo é que durante toda a semana o clima seco predomine e a umidade relativa do ar fique muito próxima ao porcentual de 30%, o que é considerado prejudicial para a saúde. Veja aqui reportagem com dicas para amenizar os impactos do ar seco.

    Neste domingo (9/12), o meteorologista do Simepar, Tarcízio Valentin da Costa, alertou sobre as temperaturas altas e a baixa umidade. Às 14 horas, ele informou que “além dos altos valores de temperatura do ar no Paraná, chama a atenção também os baixos valores de Umidade Relativa do Ar em grande parte do Estado”, escreveu na página oficial do Simepar.

    Comentários estão fechados.