Previsão é de clima quente e seco para os próximos dias, em Maringá. Climatempo prevê chuva para quarta-feira

Por: - 9 de dezembro de 2018

A previsão é de clima quente e seco em Maringá nos próximos dias, segundo informações de quatro institutos climatológicos consultados pela reportagem do Maringá Post.

Nesta segunda-feira (10/12), o Simepar prevê uma variação de temperatura entre 17° e 32°, mesma previsão feita pelo Climatempo.

Segundo o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), a variação fica entre 19° a 30°, e o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) indica temperaturas entre 21° e 33°.

A terça-feira (11/12) também promete ser quente e há possibilidade da umidade relativa do ar ficar na casa dos 30% no período da tarde. A temperatura máxima prevista pelo INMET chega a 33° e, pelo Climatempo, a 34°.

Dos quatro institutos, apenas o Climatempo informa que podem ocorrer pancadas de chuva à tarde e à noite na quarta-feira (12/12). A probabilidade informada é de 80%.

O INPE diz que há apenas 5% de chance de chover, mesma probabilidade informada para os outros dias da semana.

Para a quinta-feira (13/12), o Climatempo também prevê uma possibilidade de 80% de ocorrerem pancadas de chuva à tarde e à noite, com até 4 mm de precipitação. Nenhum dos outros três institutos consultados trazem previsão de chuva para quinta. Segundo o INMET, vai ter sol com poucas nuvens.

A tendência mesmo é que durante toda a semana o clima seco predomine e a umidade relativa do ar fique muito próxima ao porcentual de 30%, o que é considerado prejudicial para a saúde. Veja aqui reportagem com dicas para amenizar os impactos do ar seco.

Neste domingo (9/12), o meteorologista do Simepar, Tarcízio Valentin da Costa, alertou sobre as temperaturas altas e a baixa umidade. Às 14 horas, ele informou que “além dos altos valores de temperatura do ar no Paraná, chama a atenção também os baixos valores de Umidade Relativa do Ar em grande parte do Estado”, escreveu na página oficial do Simepar.

Tem uma dica de notícia? Fez alguma foto legal? Registrou um flagrante em vídeo? Compartilhe com o Maringá Post, fale direto com o whats do nosso editor-chefe.