O prefeito Ulisses Maia assinou nesta quinta-feira (6/12), durante o Encontro de Gestores Públicos Municipais em Foz do Iguaçu, um termo de intenções com o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) para implementar o projeto “Cidade Segura”.
A ideia inicial é instalar mil câmaras de segurança que vão fornecer informações para auxilar os trabalhos da Guarda Municipal. O protocolo assinado com o BRDE vai disponibilizar R$ 32 milhões para Maringá em 2019, dos R$ 70 milhões que a linha de crédito do banco tem disponíveis.
A expectativa do secretário municipal de Segurança, tenente-coronel Antonio Padilha, é que a primeira etapa do projeto “Cidade Segura”, que consiste na instalação das câmeras, seja concluída em 2019. Segundo ele, a ideia não é apenas gerar imagens, mas também informações para formular estratégias de segurança.
“Os recursos não são só para câmeras, mas prevê a aquisição de equipamentos que visem a modernizar a segurança pública. É para manter um suporte, integrar as secretarias e estabelecer ligações com outros órgãos de segurança. Hoje, em termos de segurança pública, não temos uma integração sistêmica e a ideia é ter essa integração”, disse.
De acordo com Padilha, atualmente, o município tem 45 câmeras de segurança em funcionamento. O secretário disse que as imagens “estão sendo úteis neste momento” e que auxiliam o trabalho da Polícia Civil, como na prisão de traficantes e na abordagem de situações suspeitas. Com o financiamento, a ideia é melhorar a qualidade dos equipamentos.
“O projeto é bem amplo, mas nesse primeiro momento visa a aumentar o número de câmeras e mudar o padrão dos equipamentos, como implantar reconhecimento facial nas câmeras. Temos alguns pontos em Maringá nos quais as câmeras poderão captar som e em outros colocar equipamentos com alcance de 360 graus”, explicou.
Seguindo um modelo mundial em que a tecnologia é usada a favor da segurança pública, a Prefeitura de Maringá também testa durante a programação da Maringá Encantada um aplicativo de reconhecimento facial que auxilia na busca de desaparecidos e no reconhecimento de suspeitos.
Promovido pela Associação dos Municípios do Paraná, o Encontro de Gestores Públicos Municipais vai até sexta-feira (7/12). Além de segurança, o evento aborda temas como educação, parcerias público-privadas, captação de recursos, entre outros assuntos da agenda municipal.
Antes de assinar o termo que viabiliza a implantação do projeto “Cidade Segura”, o prefeito Ulisses Maia anunciou a informação pelo Twitter.
Estou em Foz do Iguaçu no Encontro de Gestores Públicos Municipais, juntamente com o secretário de Segurança Pública do município, Coronel Padilha. Vou assinar o termo para implantação do projeto 'Cidade Segura', que garante a instalação de mil câmeras na cidade. #ulissesmaia pic.twitter.com/PZJYzfFuBU
— Ulisses Maia (@UlissesMaia) December 6, 2018
Comentários estão fechados.