Maringá terá 13 feriados em 2019, mas quatro serão em sábados ou domingos e apenas três cairão em uma sexta ou segunda

Compartilhar

Por lei, o Brasil tem nove feriados oficias e dois extraoficiais, Carnaval e Corpus Christi, que passaram a ser adotados por costume da população. Somando as duas datas comemorativas municipais com os feriados nacionais, incluindo as extraoficiais, Maringá terá 13 feriados em 2019.

Enquanto em 2018 apenas um feriado caiu no sábado e nenhum no domingo, no próximo ano quatro datas comemorativas serão em sábados e domingos. O Dia da Independência, Nossa Senhora Aparecida e Finados serão comemorados em sábados.

Feriado em um sábado pode ser positivo para quem trabalha em empresas que têm expedientes neste dia da semana, mas para servidores públicos e bancários, por exemplo, não altera a rotina. O Dia de Tiradentes é o único feriado que cai em um domingo.

Os feriadões com chances de serem prolongados serão poucos. Dois cairão na sexta-feira e um na segunda-feira. Tem o aniversário de Maringá, em uma segunda-feira, e Paixão de Cristo e Proclamação da República, em uma sexta-feira. Em 2018, cinco feriados caíram na sexta ou segunda.

Em Maringá, o feriado de aniversário da cidade, por lei municipal, será comemorado no dia 13 de maio, uma segunda-feira. Também será feriado municipal o dia 15 de agosto, data em que a cidade celebra o Dia da Padroeira Nossa Senhora da Glória, que irá cair em uma quinta-feira.

Feriado no sábado impacta no comércio

Para o lojista e membro do Conselho Fiscal do Sindicato dos Lojistas do Comércio e do Comércio Varejista e Atacadista de Maringá e região (Sivamar), Luiz Antônio Domingues, os feriados no sábado podem ter impacto negativo para o comércio.

“No primeiro e segundo sábados principalmente, porque o pessoal recebeu e é rotineiro comprar algo que está precisando”, afirmou. Em compensação, de acordo com ele, os feriados prolongados são positivos, tanto para o comerciante descansar, como para restaurantes e shoppings atraírem consumidores de cidades da região.

Apesar do cenário negativo, o lojista disse acreditar que o próximo ano trará resultados melhores para o setor. “Essa onda de positivismo e de mudança que estamos começando a sentir faz com que a gente acredite que em 2019 todos os segmentos terão uma melhora”.

Segundo a superintende executiva do Maringá e Região Convention & Visitors Bureau, Yara Linschoten, mesmo sem uma grande quantidade de feriados prolongados em 2019, o turismo não deve ser prejudicado. Segundo ela, Maringá e outras cidades do interior não recebem uma quantidade considerável de visitantes em feriados prolongados.

“Quando ocorrem períodos longos de folgas, boa parte dos maringaenses vai para regiões de praias, visitam familiares e amigos em outras regiões, enfim, tem mais gente saindo da cidade do que vindo. E mesmo boa parte dos que vêm, geralmente ficam em casas de familiares e isso não impacta, por exemplo, a hotelaria”, explicou Yara.

Veja os feriados de Maringá em 2019

  • 1/1/2019 (Terça-feira) – Confraternização Universal
  • 5/3/2019 (Terça-feira) – Carnaval
  • 19/4/2019 (Sexta-feira) – Paixão de Cristo
  • 21/4/2019 (Domingo) – Tiradentes
  • 1/5/2019 (Quarta-feira) – Dia do Trabalho
  • 13/5/2019 (Segunda-feira) – Aniversário de Maringá
  • 20/6/2019 (Quinta-feira) – Corpus Christi
  • 15/8/2019 (Quinta-feira) – Dia da Padroeira Nossa Senhora da Glória
  • 7/9/2019 (Sábado) – Dia da Independência
  • 12/10/2019 (Sábado) – Nossa Senhora Aparecida
  • 2/11/2019 (Sábado) – Finados
  • 15/11/2019 (Sexta-feira) – Proclamação da República
  • 25/12/2019 (Quarta-feira) – Natal

Compartilhar

Autor

Notícias Relacionadas