Comunidade quer mais do que recape no Contorno Sul de Maringá. Fórum Mobilidade tem expectativa por compromisso público do prefeito na noite desta segunda

Compartilhar

Nesta segunda-feira (12/11), a partir das 19h30, no Centro Esportivo do Jardim São Silvestre, vai ter uma audiência pública para debater as reivindicações de melhorias do Contorno Sul de Maringá. A reunião foi organizada em conjunto pelo Fórum Mobilidade e pela prefeitura.

Os moradores dos bairros próximos querem mais do que o recapeamento do Contorno Sul de Maringá, obra licitada pela administração municipal. Eles cobram melhorias nos bairros próximos, querem entender como vai ser o cronograma de obras e reivindicam uma revitalização completa da Avenida Prefeito Sincler Sambatti, o Contorno Sul.

A cobrança dos moradores ganhou nos últimos meses o apoio do Fórum Mobilidade – comitê que organiza o movimento de reivindicação e é formado por representantes da APGT 5, Conselho Arquidiocesano de Leigos e Leigas de Maringá e Observatório das Metrópoles Núcleo UEM/Maringá.

O Fórum Mobilidade quer que o prefeito Ulisses Maia assuma, na audiência pública, o compromisso público de atendimento às reivindicações da comunidade.

De acordo com o Fórum Mobilidade, há três discussões distintas relacionadas ao Contorno Sul. A primeira é sobre os pedidos da comunidade para implementação de melhorias nos bairros do entorno, que devem anteceder o recapeamento proposto.

A segunda discussão é como se dará o recapeamento da Avenida Prefeito Sincler Sambatti. E a terceira discussão refere-se a um projeto vultoso de revitalização do Contorno Sul, idealizado pelo Executivo, para ser implementado em anos.

Segundo o Fórum Mobilidade, no dia 9 de julho de 2018, foi realizada a primeira audiência pública do Contorno Sul, quando a Administração Municipal apresentou um pré-projeto para a revitalização da Avenida Sincler Sambatti, que foi rejeitado pela população.

No dia 25 de outubro, membros do Fórum Mobilidade, representando os moradores dos bairros do entorno de toda extensão da avenida, se reuniram com o prefeito e apresentaram uma série de reivindicações a serem incluídas no projeto de recapeamento.

  • melhora na sinalização com semáforos para pedestres de três tempos;
  • melhora na iluminação pública;
  • inserção de faixas de pedestres (de preferência elevadas);
  • acostamentos;
  • regularização de calçadas com fiscalização e demarcação dos limites dos terrenos;
  • galerias pluviais;
  • redução da velocidade máxima e colocação de radares;
  • ciclovias;
  • construção de canteiro central;
  • abertura de ruas de acesso ao Contorno Sul nos bairros Jardins Araucária, Porto Seguro, Europa e Céu Azul, além de retornos para entrar nos bairros.

No dia 31 de outubro, representantes do Fórum Mobilidade estiveram com o prefeito e secretários municipais em uma visita técnica no Contorno Sul de Maringá. 


Compartilhar

Autor

Notícias Relacionadas