Maringá ainda tem vagas em dois aulões gratuitos no sábado para rever conteúdos do Enem. Horário de verão começa no domingo, dia da prova

  • Em Maringá, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) tem 9.269 inscritos. A primeira parte da prova será no próximo domingo (04/10) e quem quiser revisar o conteúdo que será cobrado nas provas tem duas opções de aulões gratuitos na cidade, que serão realizados na véspera do exame.

    A Prefeitura de Maringá tem 260 vagas disponíveis para o aulão de sábado (3/10), das 14h às 18h, no auditório Dona Guilhermina – Av. Tiradentes, 710. A Gerência da Juventude informa que serão abordados temas programados para a prova, conteúdos com maior probabilidade de cair e dicas.

    Os alunos do 3º ano do Ensino Médio podem fazer a inscrição pelo telefone 3901-1978 ou Edifício Atalaia – 4º andar, sala 401- Rua Joubert de Carvalho. A confirmação da inscrição ocorre após o preenchimento de uma ficha e a doação de um quilo de alimento, que serão doados pelo Provopar.

    O Colégio Anglo também realiza aulão gratuito. O colégio não divulgou números de vagas, mas afirma que são limitadas. A revisão também será no sábado, das 14h às 18h, no Anglo Maringá. As inscrições podem ser feitas por aqui e o endereço é Rua Vereador Basílio Sautchuk, 357. Fone: 3031-5600.

    Horário de verão começa no dia da prova

    Não é só com o conteúdo das provas que os inscritos no Enem devem se preocupar. O primeiro domingo de prova (4/11) é o dia que começa o horário brasileiro de verão. Os relógios devem ser adiantados em uma hora na noite de sábado para domingo.

    O horário de verão geralmente começa em outubro, mas em 2018 a data foi adiada por causa das eleições. O Ministério da Educação (MEC) pediu novo adiamento, para a mudança ocorrer no dia 18, mas o governo federal decidiu manter o dia 4, embora inicialmente tenha concordado.

    Os portões dos locais de prova do Enem 2018 serão fechados às 13h, horário oficial de Brasília. As provas começam às 13h30, com duração de 5h30 no primeiro dia e 5h no segundo. As provas serão aplicadas simultaneamente em todo o Brasil, independente dos fusos horários.

    Considerando os horários de cada Estado, a diferença pode chegar a 3 horas:

    • 13h: em Estados do Sul, Sudeste e Goiás e Distrito Federal.
    • 12h: em Estados do Nordeste e Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Tocantins e Amapá.
    • 11h: Amazonas, Rondônia e Roraima.
    • 10h: Acre.

    Enem faz aniversário de 20 anos

    O Enem já foi apenas uma prova de avaliação da qualidade do Ensino Médio no Brasil, mas 20 anos depois, de acordo com o Inep (instituição que organiza a prova), é o maior vestibular do País e o segundo no mundo. Desde seu nascimento recebeu pelo menos 100 milhões de inscrições.

    O exame é a porta de entrada para instituições públicas e privadas de ensino superior. A seleção em universidades públicas é feita pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), quando as vagas são oferecidas sem a necessidade do vestibular tradicional, utilizando a nota do Enem.

    Para as particulares, a nota vale para o Programa Universidade para Todos (Prouni), que dá bolsas de estudos integrais e parciais; e para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que disponibiliza a possibilidade de financiar até 100% do valor do curso.

    Provas do Enem em dois domingos

    Desde 2017 o Enem é aplicado em dois domingos consecutivos. A mudança foi feita a pedido de professores e estudantes, que consideravam que fazer todas as provas no mesmo fim de semana era muito cansativo e poderia prejudicar o desempenho dos candidatos.

    Neste primeiro domingo (4/10), serão aplicadas as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias e Redação. No seguinte (11/11), será a aplicação das provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias.

    Os gabaritos das provas serão publicados no dia 14/11. A divulgação dos resultados individuais será feita apenas no próximo ano, no dia 18/01. Todas as informações necessárias aos inscritos estão na página do Inep. Confira aqui dicas para se sair bem nas provas do Enem.

    Comentários estão fechados.