Mesmo com os critérios de desempate, candidatos do concurso da Prefeitura de Maringá permanecem empatados. Haverá sorteio para definir classificação e homologação é adiada

Por: - 18 de outubro de 2018
Desempate será definido por sorteio em uma sessão pública (Imagem/ Empresa Brasil de Comunicação)

Apesar dos inúmeros critérios de desempate estabelecidos nos editais, alguns aprovados em um dos dois concursos da Prefeitura de Maringá continuam empatados. Assim, a sorte vai definir a ordem classificatória de cada um. Os editais estabelecem que se o empate persistir após todos os critérios, deverá ser realizado sorteio em sessão pública.

Os empates absolutos em um dos concursos devem adiar a convocação dos aprovados dos dois – o processo seletivo foi divido em dois editais. O concurso do edital número 10 foi homologado na segunda-feira (15/10) e deve ser publicado no Órgão Oficial do Município nos próximos dias, mesmo assim os aprovados só serão chamados após a homologação do concurso do edital 9.

O concurso com os empates absolutos não poderá ser homologado até o dia 19 de outubro, data inicialmente prevista, já que a sessão pública para o sorteio de desempates foi marcada para 24 de outubro. Segundo o secretário de Recursos Humanos, César Augusto de França, os primeiros aprovados só deverão ser chamados após a homologação dos dois concursos.

A previsão inicial era que os aprovados começariam a ser chamados em outubro, porém, de acordo com o secretário, o concurso do edital 9 só deverá ser homologado no fim deste mês. “Estamos avaliando os locais e as necessidades das secretarias, onde estão precisando mais. A previsão é que a gente comece a chamar a partir de novembro”, disse.

18 gabaritam prova para agente administrativo

Quando há empate, os candidatos são classificados pela idade, melhores notas nas provas específicas, depois Português, Matemática e Informática e, por fim, ocuparem a função de jurado em júri popular. Segundo o secretário de Recursos Humanos, César Augusto de França, mesmo com todos esses critérios, alguns dos candidatos continuam empatados.

O cargo de agente administrativo, por exemplo, teve 18.845 candidatos, o maior número de inscrições do concurso. O edital prevê 30 vagas e salário de R$ 1.672,58. Os 18 primeiros candidatos gabaritaram a prova e os critérios de desempate foram utilizados para definir a ordem classificatória. Porém, entre outros aprovados estão casos de empates absolutos, que não foram resolvidos pelos critérios objetivos previstos no edital.

Apesar do número de vagas, não há garantia de que os 30 primeiros colocados sejam chamados logo no início. Porém, de acordo com César de França, o cargo de agente administrativo é uma das funções das quais os aprovados serão chamados logo no começo, por causa da falta de servidores municipais nessa área.

Tem uma dica de notícia? Fez alguma foto legal? Registrou um flagrante em vídeo? Compartilhe com o Maringá Post, fale direto com o whats do nosso editor-chefe.