Aprovados no concurso da Prefeitura de Maringá devem começar a ser chamados em outubro. Prazo de recursos expira na terça e em 2019 terá nova seleção

  • As notas preliminares da prova objetiva e o gabarito definitivo do concurso da Prefeitura de Maringá foram divulgados na sexta-feira (3/8) no site da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Universidade Estadual de Londrina (Fauel), organizadora do concurso. O prazo para protocolar os recursos termina nesta terça-feira (7/8).

    Os recursos são entregues por meio de formulários específicos disponíveis no Sistema Eletrônico de Interposição do Recurso, no site da Fauel. Os pontos das questões objetivas que forem anuladas serão atribuídos a todos os candidatos que fizeram as provas.

    As notas definitivas serão divulgadas no dia 24 de agosto. No mesmo dia, os candidatos vão ser convocados para testes de aptidão física e provas práticas que devem ocorrer nos dias 9 e 16 de setembro. A entrega de títulos será realizada entre os dias 30 e 31 de agosto.

    As duas provas do concurso tiveram mais de 56 mil inscrições. A validade é de um ano a partir da homologação final, podendo ser prorrogado por mais um. Segundo o secretário de Recursos Humanos, César Augusto de França, se não houver nenhuma demanda judicial, a homologação está prevista para ser feita até o início de outubro. Só depois da validação, a prefeitura deve começar a contratar os aprovados.

    De acordo com César de França, não existe cronograma de contratações definido. Os candidatos serão chamados de acordo com a demanda de cada secretaria. Porém, ele garante que “basicamente para todos os cargos serão chamados um ou dois de imediato”.

    Uma das preocupações da Prefeitura de Maringá é com o gasto de pessoal. Neste ano, a secretaria de Recursos Humanos abriu uma sindicância para apurar excesso de horas extras, na tentativa de verificar possíveis abusos e reduzir gastos com servidores. Para França, essa é uma “preocupação frequente” da secretaria.

    A preocupação com os gastos da folha de pagamento também pode interferir na contratação dos aprovados no concurso público.“Nós só podemos contratar se houver possibilidade jurídica, se estiver dentro do limite prudencial. Caso contrário, vamos ter que fazer remanejamentos e tomar medidas para contenção de despesas”, afirmou.

    O secretário disse que não é possível afirmar, neste momento, se haverá possibilidade de contratação dos aprovados no concurso.“Depende da época e se até outubro vamos ter algum incremento na arrecadação e uma diminuição boa de custos com a lei de diárias e de banco de horas. Contamos que com várias dessas medidas vamos ter tranquilidade para fazer as contratações necessárias.”

    França diz ter “muita fé que os candidatos serão chamados no prazo de um ano”. De acordo com o secretário, a contratação para alguns cargos é necessária logo no início para repor os servidores municipais que são demitidos, se aposentam ou morrem. Em média, de 40 a 50 servidores deixam por mês o quadro da prefeitura.

    Secretário anuncia concurso em 2019

    O secretário de Recursos Humanos informou que a secretaria organiza um concurso para o início do ano que vem. A expectativa é que as provas sejam aplicadas entre fevereiro e março. Segundo César de França, o concurso será voltado para cargos de nível superior como analista judicial, tributário e engenheiro.

    Ele disse que ainda não foram definidos a quantidade de vagas para o próximo concurso. “Os cargos estão sendo criados mas já estamos na expectativa”, afirmou.

    Comentários estão fechados.