Cemitério Municipal de Maringá divulga prazos para limpeza e reformas de túmulos para o Dia de Finados. Movimento deve aumentar a partir do dia 20

Por: - 16 de outubro de 2018
Lavagem de túmulos pode ser feita até 31/10 / Cary Bertazzoni/PMM

O Cemitério Municipal de Maringá prevê a visita de 150 mil pessoas nos dias 1 e 2 de novembro, por conta do feriado de Finados. A data é uma celebração criada pela Igreja Católica para que familiares relembrem parentes e amigos que já morreram. Por causa da tradição, nessa época muita gente intensifica as idas aos cemitérios para fazer reformas e limpezas nos túmulos em preparação para a data.

Para organizar esse trabalho que deve ficar mais intenso a partir do dia 20/10 segundo a administração do Cemitério Municipal, a prefeitura estabelece prazos para quem pretende cuidar dos túmulos antes do feriado. A expectativa é que na semana do feriado, cerca de 500 a 800 pessoas passem a fazer serviços nos túmulos diariamente, a maioria das próprias famílias dos sepultados e alguns terceirizados.

As pequenas reformas, como pinturas, revestimentos e duplagens de sepulturas são permitidas até dia 29/10. Já as limpezas, polimentos e instalações de fotos, inscrições, vasos e tampões de granito podem ser feitos até o dia 30/10. A partir do dia primeiro todas essas atividades ficam proibidas porque as visitas já começam.

A prefeitura também vai trabalhar mais intensamente no cemitério nas próximas semanas. Vão ser feitos serviços de poda de árvores, capina, roçada, pintura de muros e de meios-fios, varrição, além de outras ações para limpeza geral.

É proibido entrar no cemitério com vasos que tenham embalagens de plástico ou papéis impermeáveis, além de sacolas e pacotes de plástico. O cuidado é para evitar a proliferação do mosquito da dengue. Agentes ambientais da secretaria de Saúde também realizarão atividades para o combate do Aedes aegypti.

De acordo com o gerente do Cemitério Municipal, Carlos Parolin, algumas regras também são estabelecidas para que o momento das famílias junto aos túmulos não seja prejudicado. Uma delas é que o recolhimento de borras de velas, que são recicláveis, só vai poder ser feito nos dias 1 e 2/11 depois das 19h. A limpeza de túmulos por terceiros – pessoas contratadas para esse serviço – só vai poder ser retomada a partir do dia 8/11.

“As borras só podem ser retiradas depois das 19h para que sejam recolhidas somente as velas realmente derretidas e também para não atrapalhar as visitas das famílias. Já a limpeza por terceiros só é retomada após o dia 8/11 porque muita gente traz flores naturais e até alguns dias depois do feriado de Finados, elas continuam bonitas. Em alguns casos os limpadores jogam fora antes da hora, é para evitar isso”, explica Parolin.

Comércio ambulante apenas em dois dias

O comércio ambulante só é permitido nos dias 1 e 2/11, nas calçadas do entorno do cemitério, nos seguintes endereços: Avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira; Praça de Todos os Santos; e Rua Men de Sá. É necessário respeitar o limite de 20 metros entre os portões da Câmara de Velórios e o portão n° 3, visando facilitar o acesso de pedestres; e Rua Dr. Saulo Porto Virmond, também com o limite de 20 metros do portão nº 4.

Confira os prazos

  • Reformas, pinturas, revestimentos e duplagens de sepulturas podem ser feitas até 29/10
  • Limpezas, polimentos, instalações de placas, fotos, inscrições, vasos e tampões de granito ou mármore podem ser feitas até 30/10
  • Horário de funcionamento do cemitério: das 8h às 18h, todos os dias da semana.

Tem uma dica de notícia? Fez alguma foto legal? Registrou um flagrante em vídeo? Compartilhe com o Maringá Post, fale direto com o whats do nosso editor-chefe.