Mais de 77% das mortes no trânsito de Maringá são de motociclistas e idosos. Semana Nacional do Trânsito começa nesta terça-feira

  • De janeiro a agosto deste ano, 31 pessoas morreram em acidentes de trânsito em Maringá. No mesmo período do ano passado, foram 32 vítimas. O número se manteve estável, porém chama a atenção a quantidade de mortes envolvendo motociclistas e idosos.

    Quase a metade, 15 vítimas, era motociclista. E nove tinham mais de 60 anos. A soma de motociclistas e idosos representa 77,4% das mortes. Os dados obtidos no site da secretaria municipal de Mobilidade Urbana (Semob) revelam que:

    • Os homens são as principais vítimas: foram 22 mortes de homens e 9 de mulheres.
    • O número de mortes envolvendo mulheres aumentou, de 5, no ano passado, saltou para nove este ano.
    • A quantidade de ciclistas mortos também aumentou. Este ano são 6, enquanto no ano passado foi uma.
    • Oito pedestres e 2 motoristas de veículos morreram este ano na cidade.

    A partir desses números, a Semob está organizando a Semana Nacional de Trânsito em Maringá, de 18 a 25 de setembro. A semana de conscientização é realizada em todo o país e segue as diretrizes do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

    Segundo o diretor de Operação de Trânsito da Semob, Marcelo Filite, as ações terão foco especial para os idosos e motociclistas. Entre as ações da semana, estão programadas abordagens educativas a motociclistas e celebrações ecumênicas.

    “As ações envolvem abordagens educativas, palestras e projetos voltados para os idosos, para tentar chegar mais próximo dele e do seu círculo de convivência, para procurar esse grupo e oferecer trabalhos de conscientização”, afirmou o diretor.

    Rede de Segurança Viária foca em motociclistas

    Representantes da Semob, das polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros e Polícia Rodoviária Federal que fazem parte da Rede de Segurança Viária também discutem, nesta segunda-feira (17/9), ações para conter o alto número de mortes envolvendo motociclistas em Maringá.

    Para o secretário de Mobilidade Urbana, Gilberto Purpur, “o poder público é o único que está fazendo alguma coisa”, por meio de campanhas e fiscalização. Acrescentou que a única solução definitiva é que o motociclista mude o comportamento.

    “Não é radar ou multa que vai resolver. Ou o motociclista muda seu comportamento no trânsito ou a tragédia vai continuar acontecendo”, afirmou Purpur, acrescentando que a maioria dos acidentes no trânsito envolve excesso de velocidade.

    O secretário também combateu a ideia de que os radares, instalados neste ano em Maringá, servem apenas para movimentar a chamada “indústria das multas”. Até julho deste ano, os radares foram responsáveis por 102.371 multas por excesso de velocidade na cidade.

    “Os maiores pedidos que temos na Semob é para redução de velocidade e a instalação de radares atender o clamor da sociedade. Sempre que existe morte, tem o componente velocidade envolvido. Não existe outra maneira legal de controlar a velocidade sem ser com os radares.”

    Segundo Gilberto Purpur, a imprudência, o abuso de velocidade e a falta de respeito a faixa de pedestre são alguns fatores que explicam o grande número de acidentes envolvendo motociclistas.

    “Quando os veículos param, os motociclistas passam ao redor e acabam se envolvendo em acidentes. Os idosos estão com reflexos mais comprometidos e é muito importante que as famílias percebam que vai chegar uma hora que o idoso não vai mais poder sair de casa sozinho”, disse.

     Confira a programação completa da Semana Nacional de Trânsito:

    • 18/9 – Cerimonial de abertura com teatro, e palestra para alunos e convidados às 14h. Local: Auditório Hélio Moreira, anexo a Prefeitura de Maringá.
    • 19/9 – Atividade de conscientização no evento “Espaço Saúde” das 8h às 14h. Local: Quadra Esportiva do Jardim Catedral.
    • 20/9 – Atendimento em Mandaguari das 9h às 16h.
    • 20/9 – Celebração ecumênica para motociclistas ás 20h. Local: Catedral Nossa Senhora da Glória.
    • 21/9 – Lançamento do projeto “A pessoa idosa e o trânsito” às 9h30. Local: Bloco I 12 da Universidade Estadual de Maringá.
    • 21/9 – Abordagens educativas à motociclistas e checape de motocicletas ás 14h.
    • 22/9 – Projeto “Você na Praça” especial trânsito das 14h às 17h. Local: Praça Nossa Senhora Aparecida em Floriano.
    • 23/9 – Atendimento e conscientização no Parque do Ingá das 9h às 17h.
    • 23/9 – Abordagens educativas e checape de motocicletas a partir das 9h.
    • 25/9 – Abordagens educativas a automóveis a partir das 9h.
    • 25/9 – Encerramento com passeio ciclístico às 19h. Local: Avenida São Paulo com a Avenida XV de Novembro.

    Comentários estão fechados.