Inscrições para o PAS e Vestibular de Verão da UEM começam na segunda-feira (3/9) e vão até 4 de outubro. Confira os conteúdos e as datas das provas

Compartilhar

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) divulgou as datas dos próximos processos seletivos. As inscrições para o Processo de Avaliação Seriada (PAS) e do Vestibular de Verão serão realizadas pelo site da Comissão Central do Vestibular Unificado entre 3 de setembro e 4 de outubro. As provas do PAS ocorrem no dia 25 de novembro e as do Vestibular de Verão nos dias 9, 10 e 11 de dezembro.

A taxa de inscrição para o PAS/UEM custa R$ 75 e deve ser paga até 8 de outubro. Podem pedir a isenção os candidatos que estiverem inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), sejam membros de família com renda bruta de até meio salário mínimo por pessoa ou renda familiar total de até três salários mínimos mensais.

As provas serão aplicadas das 13h50 às 19h no dia 25 de novembro. Além da Redação, a prova é composta por 40 questões de Conhecimentos Gerais, Língua Portuguesa, Literaturas em línguas portuguesa e estrangeira. Os candidatos da Etapa 3 também respondem questões relacionadas à conhecimentos específicos do curso que escolheu.

A UEM destina 20% das vagas anuais ofertadas nos cursos de graduação para candidatos selecionados pelo PAS. Para o Processo de Avaliação Seriada de 2018 são 752 vagas. O resultado final da etapa 3 será divulgado no dia 30 de janeiro no site da instituição e o resultado das Etapas 1 e 2 será divulgado no dia 11 de fevereiro.

Vestibular de Verão será em dezembro

A taxa de inscrição para o Vestibular de Verão custa R$ 150 e pode ser paga até 8 de outubro e os locais de prova serão divulgados a partir do dia 9 de novembro. Nos três dias de vestibular, as provas começam às 8h50 e vão até as 13h. Confira o conteúdo de cada prova:

  • 9 de dezembro: 40 questões objetivas de Conhecimentos Gerais;
  • 10 de dezembro: Redação, 10 questões objetivas de Língua Portuguesa, cinco de literaturas em língua portuguesa e cinco de língua estrangeira;
  • 11 de dezembro:  40 questões objetivas de duas matérias definidas pelos Conselhos Acadêmicos dos Cursos de Graduação conforme o edital.

No ato da inscrição, os candidatos também podem informar se desejam concorrer as vagas por meio do sistema de cotas sociais. Para isso, é necessário que o estudante tenha cursado todas as séries do Ensino Fundamental e Médio em escola pública e não tenha diploma de curso superior.

Também é exigido que o candidato tenha renda bruta mensal de até 1,5 salário mínimo mensal e, no caso de grupos familiares com bens materiais, os bens não podem ultrapassar 30% do valor monetário estabelecido pela Receita Federal. A UEM iniciou debate para implantação das cotas raciais, já que mesmo com as cotas sociais o perfil da faculdade ainda é majoritariamente branco.

Para o Vestibular de Verão são oferecidas 1.518 vagas, sendo que 20% das vagas em cada curso, turno e campus são para candidatos que optaram pelo sistema de cotas. O resultado final será divulgado no dia 30 de janeiro no site da Comissão de Vestibular.


Compartilhar

Autor

Notícias Relacionadas