Áreas de instabilidade se formam próximas ao Paraná, mas sol vai prevalecer nos próximos dias segundo o Simepar e o Climatempo

Por: - 19 de agosto de 2018
Imagem de satélite das 8h51 de domingo (19/8) mostra uma grande área de instabilidade nas proximidades do Paraná / Simepar

Os institutos Simepar e Climatempo indicam que o sol vai prevalecer nos próximos dias em Maringá. Neste domingo (19/8), áreas de instabilidade chegaram a se formar no Paraguai e na Argentina, próximo ao Paraná, como mostra a foto do satélite, mas não houve registro de precipitações no noroeste do Estado.

“O sol aparecendo favorece para um rápido aumento das temperaturas sobre as diversas regiões do Estado. Os setores entre o oeste e noroeste tem a incidência do sol desde o amanhecer e tem também temperaturas bem mais elevadas”, registrou a meteorologista do Simepar, Ana Beatriz Porto da Silva, no final da manhã deste domingo.

O instituto paranaense Simepar indica que sábado (25/8) tem a maior chance de registrar chuva durante a semana. A possibilidade é de 45%. No portal Climatempo, há 80% de chances de chuva na quarta-feira (22/8), mas a previsão é que caiam apenas 2 mm. Para a quarta-feira, o Simepar indica uma chance de apenas 10% de chuva.

Em relação à temperatura, a expectativa é que os dias sejam mais quentes. Para esta segunda-feira (20/8), por exemplo, o Simepar indica que as temperaturas variem de 15º a 19º e o Climatempo prevê uma variação de 13º a 30º, maior amplitude térmica prevista para toda a semana.

Segundo o Simepar, a temperatura poderá atingir os 30º na sexta-feira (24/8) e a mínima será de 19º na quarta, quinta e sexta-feira. O Climatempo prevê máxima de 29º na sexta-feira (24/8) e mínima poderá atingir os 21º no sábado (25/8).

Às 16h16 deste domingo (19/8), o meteorologista do Simepar, Lizandro Oliveira Jacóbsen, explicou a motivação para o calor registrado no domingo com possibilidade de se estender para os próximos dias.

“As temperaturas estão elevadas e até faz calor em muitos municípios paranaenses, este aquecimento é característico de condição pré-frontal. Uma nova frente fria se desloca pela Região Sul, porém neste domingo (19/8) afeta mais as condições do tempo sobre o Rio Grande do Sul”, explicou Jacóbsen.

Por enquanto, a previsão do Simepar indica que apenas no domingo (26/8) pode voltar a fazer frio em Maringá. A mínima prevista é de 8º.

Tem uma dica de notícia? Fez alguma foto legal? Registrou um flagrante em vídeo? Compartilhe com o Maringá Post, fale direto com o whats do nosso editor-chefe.

Tenha acesso liberado ao melhor jornalismo da cidade. Assine o Maringá Post e fique bem informado. Saiba mais aqui.