10 curiosidades sobre o cigarro que você deve saber

  • Conforme a OMS, o cigarro é a droga mais viciante e nociva no mundo. Conheça neste artigo 10 curiosidades sobre o cigarro e entenda melhor como ele pode ser tão perigoso.

    O tabaco está entre nós há mais de 8 mil anos e atualmente é um dos produtos evitáveis principais na causa de mortes em todo o mundo.

    Neste artigo estão as 10 curiosidades sobre o cigarro que você deve saber, para pensar duas vezes antes de iniciar o uso dessa substância ou receber o incentivo necessário para lutar contra este vício.

    10 curiosidades sobre o cigarro

    1 – São muitas as substâncias nocivas

    Um único cigarro possui mais de 4.800 elementos químicos, onde cerca de 70 são responsáveis pelo desenvolvimento de diferentes espécies de câncer. Isso faz do cigarro responsável por mais de 30% dos casos de câncer no mundo.

    2 – O cigarro causa várias doenças

    Além do câncer, existem inúmeras doenças que podem se desenvolver por causa do cigarro, como impotência sexual, dismenorreia (irregularidade na menstruação), problemas cardíacos, úlceras gástricas, infecções respiratórias, problemas circulatórios e mais uma série de doenças.

    3 – As mulheres sofrem mais com o cigarro

    Os problemas causados pelo tabagismo são mais graves para mulheres a devido sua fisiologia natural, questões como gestação e uso de anticoncepcionais. As mulheres correm mais riscos de sofrer com infertilidade, menopausa precoce e problemas como flacidez e rugas.

    4 – O cigarro poderá causar mais de 7,5 milhões de mortes em 2020

    A OMS estima que no ano de 2020 acontecerão mais 7,5 milhões de mortes provocadas pelo tabagismo e tanto os fumantes ativos como os passivos são vítimas desse produto.

    5 – Um terço da população do mundo é fumante

    Acredita-se que um terço de toda a população adulta do mundo seja composta por fumantes. Destes, a maior parte está na China e aproximadamente cerca 69% dessas pessoas desejam parar de fumar.

    6 – A nicotina atinge o cérebro em 10 segundos

    Depois de tragar um cigarro, leva cerca de 10 segundos para a nicotina chegar ao cérebro liberando substâncias responsáveis por promover sensação de prazer e euforia. Por isso, o cigarro é tão viciante.

    7 – As demais alternativas de fumo são tão ou mais prejudiciais

    Além do cigarro, existem os charutos, cachimbos, cigarros de palha e narguilés. Algumas pessoas defendem esses tipos de fumo, alegando serem menos prejudiciais, no entanto, esta não é uma informação verídica. Algumas delas, como o narguilé, são ainda mais nocivas que o cigarro.

    8 – Parar de fumar não engorda tanto assim

    De fato, quando uma pessoa para de fumar seu organismo sofre alterações metabólicas que promovem um ganho de peso. No entanto, esse ganho de peso costuma variar entre dois e quatro quilos apenas. Se você parar de fumar e ganhar mais peso que isso é interessante procurar acompanhamento psicológico.

    9 – Os benefícios ao parar de fumar são rapidamente sentidos

    Apenas 48 horas depois de parar de fumar, as terminações nervosas começam a ser regeneradas, fazendo com que sinta melhor os sabores e cheiros.

    10 – Não é preciso fumar por anos para sofrer com o tabaco

    Há quem acredite que o tabaco leva anos para começar a causar danos no corpo humano. Na verdade, é preciso apenas alguns minutos para que esses danos comecem a acontecer no organismo. No entanto, mesmo depois de anos alimentando esse vício é possível recuperar a saúde depois de colocar um fim nele.

    Esperamos que depois de ler estas curiosidades sobre o cigarro você tenha entendido a importância de parar de fumar, para conquistar uma vida mais saudável e longa.

    Comentários estão fechados.