Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente é inaugurado em Maringá. Atendimentos do Nucria começam na segunda depois do jogo do Brasil

  • Foi inaugurado nesta sexta-feira (29/6) em Maringá a sexta unidade paranaense do Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente (Nucria). O órgão vai atuar em crimes que estejam  relacionados à violação de direitos de crianças e adolescentes.

    Os atendimentos começam na segunda-feira (2/7). Mas por causa do jogo do Brasil contra o México às 11h, nas oitavas de final da Copa, o expediente começará só a partir das 14h.

    Crimes como violência sexual, físicas, psicológicas, familiares, pornografia infantil e outros delitos serão acompanhadas diretamente pelo órgão. A equipe é formada por uma psicóloga, uma delegada, dois investigadores e um escrivão.

    Com mais de 220m², a sede da unidade conta com um ambiente adaptado para o atendimento psicossocial de crianças e adolescentes.

    Além disso, o acesso para o trâmite dos presos também é feito em um local separado, para que não ocorra constrangimento às vítimas.

    “As crianças e adolescentes serão atendidos por uma psicóloga. Enquanto na delegacia acontecia apenas o registro do boletim de ocorrência, no Nucria o atendimento é completo, o que vai evitar que as vítimas repitam várias vezes a mesma história ou tenham de voltar à delegacia diversas vezes”, disse a delegada do Nucria de Maringá, Karen Friderich Nascimento.

    O conselheiro tutelar Jesiel Carrara afirmou que a segmentação do órgão facilitará muito o trabalho do conselho. “Com a equipe completa e centralizada, vamos agilizar todos os serviços. Antes, os procedimento tinham que ser tratados em delegacias diferentes e, agora, com uma delegada própria, o processo ficará mais fácil”, considera.

    A implantação do Nucria em Maringá, na opinião do secretário de Estado de Segurança Pública, Júlio Reis, garante um atendimento diferenciado às vítimas. “É um Núcleo específico, que dá mais celeridade no inquérito e mais comodidade para quem procura a unidade policial para relatar os delitos”, disse.

    Segundo a governadora Cida Borghetti (PP), o principal objetivo da delegacia especializada é elucidar com rapidez todos os crimes contra as crianças e os adolescentes.

    “Precisamos de um trabalho de prevenção contra a violência a este público, além é claro, de campanhas para denúncias contra esse tipo de criminoso”, afirmou a governadora na cerimônia de inauguração.

    Além de Maringá, o Nucria funciona em Curitiba, Foz do Iguaçu, Londrina, Cascavel e Paranaguá. Todas unidades foram construídas com recursos do Fundo da Infância e da Adolescência (FIA).

    Veja onde vai funcionar o Nucria

    • Endereço: Rua dos Jasmins, 18, Jardim Monte Carlo
    • Horário de atendimento: segunda a sexta das 9h às 12h e das 14h às 18h.
    • Telefone: (44) 3255-3936

    Comentários estão fechados.