Inverno começa às 7h07 desta quinta-feira, mas não há previsão de frio para os próximos dias. A mínima prevista para Maringá é de 14º

  • O inverno começa às 7h07 desta quinta-feira (21/6). Em Maringá, no primeiro dia da nova estação, o sol aparece entre nuvens e a probabilidade de chuvas é de apenas 5%. A temperatura vai variar de 14º a 26º, segundo o Instituto Simepar.

    Para sexta-feira, dia de jogo do Brasil, o tempo fica nublado, mas sem previsão de chuva. A temperatura prevista varia de 14º a 25º. No final de semana a mínima sobe para 15º e a máxima poderá chegar aos 27º.

    A estação mais fria do ano termina às 22h54 do dia 22 de setembro. Segundo o Simepar, a probabilidade de que o inverno no Paraná seja menos chuvoso que o normal fica entre 40% e 45%.

    O meteorologista do Simepar, Cezar Duquia, explica as chuvas devem distribuir-se próximas à média histórica. A maioria dos modelos meteorológicos indica a neutralidade do fenômeno El Niño durante o inverno. E a análise dos modelos do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) sugere ocorrência de chuvas abaixo da normalidade no Sul do Brasil.

    A base de dados sobre o inverno paranaense apresenta baixos volumes de chuvas. As médias acumuladas mensais variam de 80 mm a 100 mm ao longo do Vale do Paranapanema.

    Julho costuma ser menos chuvoso, variando de 40 mm a 50 mm no Norte. Em agosto, a variação é de 60 mm a 80 mm no Norte. Em setembro, os volumes ficam entre 80 mm e 100 mm numa estreita faixa ao longo da bacia do médio e alto Paranapanema.

    Inverno com médias mínimas de 16º a 18º

    As temperaturas neste inverno devem seguir a tendência da normalidade, ao contrário do ano anterior quando ficaram acima da média, informa Cezar Duquia.

    Historicamente em junho e julho os menores valores médios mensais variam 16º a 18º no Noroeste do Estado.

    Instalada em 1997, a rede de estações meteorológicas automáticas do Simepar aponta as temperaturas mais baixas em julho de 2000 e 2013.

    Em 24 de julho de 2013, Maringá registrou -0,5º. Dados do Inmet também indicam baixas temperaturas em agosto de 1984 em Maringá, quando os termômetros marcaram -0,2º.

    Comentários estão fechados.