Vacina contra a gripe é prorrogada até o dia 15 de junho. Foco principal da Secretaria de Municipal de Saúde de Maringá são as crianças de seis meses a menos de 5 anos

Por: - 4 de junho de 2018

Das 125.3 mil pessoas que têm direito à vacina contra a gripe em Maringá, cerca de 85,5 mil se vacinaram, o equivalente a 68% do público alvo. A meta da Secretaria Municipal de Saúde é alcançar 90%.

Para ampliar a imunização, a campanha de vacinação, que terminaria na sexta-feira (8/6) foi prorrogada até a sexta-feira (15/6). A determinação partiu do Ministério da Saúde, que pretende alcançar a meta estipulada em todo o Brasil.

Um dos motivos apontados para a procura abaixo da expectativa são as manifestações dos caminhoneiros, que provocaram um desabastecimento de combustível em Maringá e várias outras cidades brasileiras.

A campanha começou em abril e, segundo a Secretaria Municipal de Saúde, com base em relatório feito no dia 23 de maio, o grupo de idosos é o que mais tem buscado a imunização. De um total de 44.628 pessoas com mais de 60 anos, 42.280 foram vacinadas.

Entre os professores, dos 4.144 com direito à vacina, 3,5 mil foram vacinadas. E, de um total de 591 puérperas, 456 procuraram as unidades de saúde para receber a imunização.

A vacina contra a gripe protege contra os vírus da Influenza A (H1N1 e H3N2) e Influenza B. “A população veio em grande número nas primeiras semanas, mas depois diminuiu o movimento. Quando esfria também fica mais difícil”, afirma a coordenadora da Sala de Vacinação, Edlene Goes.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde a maior busca, neste momento, é pelas crianças e por pessoas que sofrem de doenças crônicas. “Temos pedido apoio das UBS’s para que convidem as pessoas que ainda não foram vacinadas”, diz.

Saiba quem tem o direito a vacina da gripe

O grupo de pessoas com direito a vacinação inclui:

  • Pessoas a partir de 60 anos,
  • Crianças de seis meses e menores de 5 anos,
  • Trabalhadores da saúde,
  • Gestantes,
  • Professores das redes pública e privada,
  • Povos indígenas,
  • Puérperas (até 45 dias após o parto),
  • Portadores de doenças crônicas mediante prescrição médica,
  • Pessoas privadas de liberdade, incluindo jovens de 12 a 21 anos em medidas socioeducativas,
  • Funcionários do sistema prisional,
  • Médicos veterinários.

A vacina é contraindicada aos alérgicos a ovo.

Vacinação contra a dengue prossegue até 29 de junho

A campanha da vacinação contra dengue também foi prorrogada. A 3ª dose será aplicada até o dia 29 de junho. Para se vacinar contra a dengue, é preciso ter tomado a primeira ou as duas doses anteriores. O grupo é formado por jovens de 15 a 27 anos. O objetivo da Secretaria da Saúde é alcançar 10.485, o mesmo que 50% da cobertura total.

Mais informações pelos fones (44) 3218-3120 ou (44) 3218-3116.

Tem uma dica de notícia? Fez alguma foto legal? Registrou um flagrante em vídeo? Compartilhe com o Maringá Post, fale direto com o whats do nosso editor-chefe.