Maringá terá unidade do Colégio da Polícia Militar do Paraná, que tem histórico de excelência e destina 20% das vagas para filhos de PMs

  • Maringá terá uma unidade do Colégio da Polícia Militar do Paraná (CPM) e o processo de seleção dos alunos deverá ser iniciado assim que o local da unidade seja definida. Além de Maringá, outros três colégios serão criados, em Cascavel, Pato Branco e Cornélio Procópio.

    Ainda sem local definido, a unidade maringaense está em fase final de estudo técnico e deve ser concluído até o fim do primeiro semestre. Vai funcionar em prédio de colégio estadual já existente, que passará por reformas para atender o CPM.

    O comandante da Academia Policial Militar do Guatupê e diretor de Ensino e Pesquisa da PM, coronel Mauro Celso Monteiro, informou nesta quarta-feira (23/5) que já foram pré-selecionados três colégios.

    “Para definir qual deles, faremos reuniões com as direções pedagógicas, associações de pais e as comunidades escolares”, disse Monteiro, que não adiantou as unidades pré-escolhidas.

    Um processo classificatório vai definir os alunos que ingressarão no 6º ano do Ensino Fundamental e 1º ano do Ensino Médio –  20% das vagas são destinadas para filhos de policiais militares.

    Os alunos das demais turmas do colégio a ser escolhido permanecerão matriculados no local, caso tenham interesse. “O número total de vagas e a organização da seleção vai depender do local, mas a abertura deve ser ainda neste ano”, afirmou o coronel.

    Segundo Monteiro, o corpo administrativo da unidade do CPM será da corporação militar e o grupo pedagógico continuará vinculado à secretaria de Educação do Paraná (Seed). “Caso algum PM tenha licenciatura também poderá dar aulas, desde que indicado pelo diretor”, disse.

    “O comandante-diretor vai ser escolhido pelo Comando-Geral da PM e, não necessariamente, será alguém de Maringá. Depende de um perfil, com histórico e afinidade com o ensino”, completou.

    A previsão é de que o decreto instituindo a unidade seja assinado até julho deste ano, depois da aprovação da Seed e da secretaria estadual da Fazenda.

    “Essa parceira tem dado bons resultados com as escolas de Curitiba e Londrina. O nosso objetivo é sempre o fortalecimento do ensino público gratuito e de qualidade para nossos estudantes”, disse a secretária de Educação do Paraná, Lúcia Cortez.

    Londrina recebeu a primeira unidade do interior

    No dia 4 de abril deste ano, foi inaugurado o segundo Colégio da Polícia Militar do Paraná.  Londrina foi a primeira cidade do interior a ter uma unidade do CPM. A unidade foi instalada no antigo Colégio São José, no Jardim Leonor, após um investimento de R$ 730 mil.

    O colégio está em funcionamento desde 19 de fevereiro, com 27 professores, dentre os quais quatro são militares. São 362 alunos ao todo, dos ensinos fundamental e médio, sendo que 120 foram selecionados por meio de concurso realizado em janeiro deste ano.

    CPM tem mais de 50 anos de excelência no Paraná

    Criado em 1959, por decreto do governador Moysés Lupion, o Ginásio do Centro de Formação e Aperfeiçoamento (CFA) da Polícia Militar do Paraná teve o Coronel Felippe de Sousa Miranda como primeiro comandante-diretor.

    Funcionou até 1971 apenas para meninos, ano em que mudou de nome para Colégio da Polícia Militar e passou a abrir turmas femininas. Dez anos depois, em 1981, mudou de nome para CPM Coronel Felippe de Sousa Miranda, em homenagem ao primeiro diretor.

    A escola, que tem sede em Curitiba, tem administração e filosofia interna vinculadas à PM, sendo diretamente subordinada à Diretoria de Ensino e Pesquisa da polícia e faz parte do Comando-Geral, sendo Comandante o diretor do colégio.

    Na capital, existem turmas nos períodos matutino, vespertino e noturno, que vão do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, todos selecionados por Teste Seletivo e ensino totalmente gratuito.

    Em 2015, o CPM alcançou média de 6,8 pontos no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e está entre os melhores colégios do Paraná. A média estadual foi de 4,6 pontos.

    Além do ensino regular, o colégio possui como atividades extracurriculares Banda de Música e equipes esportivas, que possuem histórico de conquistas no futsal, voleibol, xadrez, handebol, natação e ginástica rítmica.

    Veja abaixo imagens do Desfile 7 de Setembro do CPM de Curitiba, em 2017.

    Comentários estão fechados.