Victor Hugo é a 11º pessoa em Maringá a solicitar a inclusão do nome social no título de eleitor. Prazo para alterações encerra nesta quarta

Por: - 8 de maio de 2018
Victor Hugo com a amiga mostra o título com o nome social / Jéssica de Moraes

Victor Hugo dos Santos da Silva, que há alguns anos deixou de usar o nome feminino com o qual foi registrado, foi a 11ª pessoa a ser atendida no fórum de Maringá para alterar o nome social no título de eleitor.

Victor, que tem 20 anos e trabalha na cozinha de uma esfiharia na cidade, encarou uma fila de cerca de 150 metros, na tarde desta terça-feira (8/5) para conseguir a alteração no documento.

Nitidamente feliz com a conquista, Victor, que prefere deixar de molho o nome de registro, comemorou a mudança.

Poder usar meu nome social para votar me deixa muito contente. Me sinto melhor dentro da sociedade, muito mais completo e identificado dessa forma. E isso ainda facilita na hora de procurar um emprego.

Victor elogiou o atendimento no fórum de Maringá, que “foi muito bom” e que, em nenhum momento, se sentiu julgado pelos colaboradores que o atenderam.

Até esta tarde, a chefe da Central de Atendimento e do Cartório Eleitoral, Patrícia Gasparro Sevilha Greco, informou que foram realizados atendimentos semelhantes a 11 pessoas interessadas na inclusão do nome social no título de eleitor.

Atendimento no fórum de Maringá

O fórum eleitoral de Maringá reforçou sua equipe e aumentou o horário de funcionamento para atender a população nessa última semana para alterações no título de eleitor. Nesta quarta-feira (9/5) encerra o prazo.

Patrícia disse que estão trabalhando 50 pessoas para atender à toda a demanda da cidade. Normalmente o fórum trabalha com 25 colaboradores.

Ela também indica o crescimento nos atendimentos. “Normalmente nós atendemos de 150 a 200 pessoas por dia. Na última semana estávamos atendendo uma média de 500. Agora já estamos atendendo de 800 a 1.000 e a perspectiva para amanhã (quarta-feira) é que esse número dobre”.

Devido ao grande fluxo de pessoas, neste penúltimo dia do prazo, o fila levava cerca de uma hora a uma hora e meia até o cidadão conseguir atendimento.

No penúltimo dia do prazo para regularizar o título de eleitor, espera chegou a uma hora e meia / Jéssica de Moraes

Os serviços que estão sendo prestados são emissão de novos títulos para jovens a partir de 18 anos, transferência, cadastro biométrico, atualização e alteração de dados cadastrais, como a inclusão do nome social no título de eleitor.

A Guarda Municipal também está apoiando a ação, mantendo dois guardas durante todo o horário de atendimento auxiliando na segurança e prestando auxílio à população com informações.

Os adolescentes com 16 anos interessados em tirar o título de eleitor, ou só precisa da 2ª via do coumento ou tem irregularidade de um ou dois turnos, podem procurar o cartório em outro momento.

O prazo para se regularizar perante a Justiça Eleitoral é até esta quarta-feira, 9 de maio. O atendimento está sendo feito das 9h às 19h, no Fórum Eleitoral de Maringá, que fica na Avenida Dr. Gastão Vidigal, 605.

Tem uma dica de notícia? Fez alguma foto legal? Registrou um flagrante em vídeo? Compartilhe com o Maringá Post, fale direto com o whats do nosso editor-chefe.