Conheça a tecnologia empregada atrás das telas para dar vida às marionetes eletrônicas que são atração no Catuaí Shopping

  • Com tecnologia inspirada nas atrações de parques temáticos americanos, o estúdio Chroma Garden trouxe a Maringá um teatro com marionetes eletrônicas. É a atração “Oto e Gaio Ao Vivo”, em cartaz no Catuaí Shopping. A mágica é feita atrás das telas, onde as crianças ficam ligadas e se divertem com a interação em tempo real com os personagens.

    A técnica utilizada é o Puppet Digital. O termo “puppet” significa marionete, o que reforça o conceito da peça, em que atores controlam os personagens virtualmente. Nos bastidores, os atores ouvem tudo o que os espectadores e a pirata, anfitriã do público, falam. É o que permite a interação com o público que se encantam com as marionetes eletrônicas.

    “Por meio de um joystick e um sistema de câmeras, os atores passam para os personagens seus movimentos faciais e corporais. Fazem o Oto pular, andar, fazer careta, sorrir. Tudo em perfeita sincronia entre personagem digital e ator real”, explica Ronam Bonfim, diretor de Criação do estúdio Chroma Garden.

    O sistema de reconhecimento facial e movimentação dos personagens com o joystick é usado em projetos específicos na indústria de animação. O desafio da equipe do estúdio foi  juntar essas diferentes técnicas em um espetáculo interativo e em tempo real.

    “Foi uma tarefa de alta complexidade. Fizemos muitos estudos, testes e montamos nossos próprios computadores para termos máquinas potentes. Além disso, focamos no nível de fidelidade das expressões a fim de garantir que o Oto fosse realmente expressivo como um ator ao vivo poderia ser, com liberdade de interpretação e improviso”, diz.

    Os atores que fazem parte da turnê Oto & Gaio, responsáveis pelo controle dos personagens, passaram por treinamentos para desenvolver um background para a história e serem capazes de responder a perguntas variadas do público, que interage diretamente com os personagens.

    A interatividade é uma das características que mais aproxima os públicos de faixas etárias variadas, pois o stand up, a arte do improviso, envolve toda a família. “O público exige dos atores muito jogo de cintura no improviso, principalmente com as crianças, que geralmente são muito autênticas e impulsivas nos comentários.”

    Visão para o público é uma projeção de 180º

    Em “Oto e Gaio Ao Vivo”, atual atração do Catuaí Shopping Maringá, o público mergulha em ambiente imersivo e sensorial, com 280 m² de cenografia temática e uma sala de cinema com projeção mapeada de 180° graus.

    O protagonista Oto é um polvo digital que enxerga e conversa com a plateia ao vivo ao lado de Gaio, um peixe-papagaio. A experiência interativa dura 25 minutos.

    Serviço:

    • Data: 15 de março a 28 de abril
    • Local: Praça de Eventos Catuaí Shopping Maringá
    • Ingresso: R$ 15
    • Horários: de terça a sexta, das 14h às 20h40; sábado, domingo e feriado, das 12h às 21h20
    • Gênero: Humor Infantil
    • Produção: Chroma Garden
    • Capacidade: 40 lugares
    • Para mais informações, acesse aqui.

    Comentários estão fechados.