Prefeitura de Maringá irá testar aplicativos na Educação e no Procon no primeiro semestre. Ferramentas serão desenvolvidas de graça para o município

  • Dos seis desafios tecnológicos lançados pela Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico (Seide), no final de 2017, três propostas têm grandes chances de serem implantadas. Até o final do primeiro semestre, softwares desenvolvidos para minimizar problemas do Procon e da Secretaria de Educação (Seduc) serão testados pela Prefeitura de Maringá.

    “A expectativa é que até o final do primeiro semestre tenhamos as soluções implantadas”, afirmou o diretor de Inovação da Seide, Franz Wagner Del Belo. Ele explica que houve uma pré-seleção das melhores propostas e, após a apresentação, uma proposta para cada desafio lançado será testada.

    “Estamos prestes a assinar o convênio de parceria e, logo em seguida, eles começam a desenvolver. Para o município não tem custo. Os vencedores poderão usar a prefeitura como base de divulgação para que a empresa possa comercializar os softwares.”

    Além do Procon e da Seduc, há uma outra solução para o problema de faltas em consultas agendadas pelas Secretaria de Saúde que poderá ser implementada até o final do ano.

    Os desafios lançados para atender a demandas da Secretaria da Mulher, da Agência do Trabalhador e da Secretaria da Cultura não receberam propostas.

    Aplicativos para a Educação e para o Procon

    Dentro da Secretaria de Educação, a proposta recebida pela prefeitura visa a melhorar a comunicação entre a escola e a comunidade escolar. A ideia é criar uma plataforma digital, com um site e um aplicativo que poderá ser usado alunos, pais e professores.

    Pelo sistema, os pais poderão saber se os filhos estão na aula, por meio das chamadas online, além de informar a escola quando os alunos estão tomando algum tipo de medicação ou estão com problemas de saúde.

    Também será possível deixar recados, notificações e orientações. O software estará disponível para celulares com sistemas operacionais Android e iOS, além da web.

    Para o Procon, a proposta a ser testada promete agilizar o atendimento e auxiliar o usuário na checagem de documentos, evitando o retorno na unidade. “A ideia é que a pessoa possa fazer reclamações e denúncias pelo aplicativo ou pela internet, sem precisar ir até o órgão. Isto aproxima o Procon da comunidade e ajuda a reduzir as filas”, afirma o diretor.

    Del Belo afirmou que em março a Prefeitura de Maringá irá lançar um novo chamamento público com novos desafios em outras áreas da administração.

     

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