Aniversário de Maringá poderá ser comemorado só depois da Expoingá, no dia 14 de maio de 2018

Por: - 8 de janeiro de 2018
Vista aérea da Expoingá/ Divulgação SRM

O Aniversário de Maringá é comemorado no dia 10 de maio, mas por força da lei municipal 8.045/2008, sempre que a data não cair em um domingo, o feriado será transferido para a segunda segunda-feira do mês de maio.

Em 2018, segundo o calendário oficial do município, a comemoração do aniversário de 71 anos da cidade foi transferido para o dia 14 de maio.

Se a data for mantida, o feriado da cidade poderá ficar de fora da programação da 46ª edição da Feira Agropecuária, Industrial e Comercial de Maringá. A Expoingá de 2018 será realizada de 3 a 13 de maio.

As comemorações no dia 14 de maio colocam em risco a tradição do feriado da cidade com portões abertos na Expoingá. Em 2017, por exemplo, também por força da lei 8.045/2008, o aniversário foi antecipado para o dia 8 de maio, segunda segunda-feira do mês.

Procurado, o secretário municipal de Inovação e Desenvolvimento Econômico, Francisco Favoto, informou que o assunto começou a ser discutido esta semana pela administração municipal.

“Estou estudando com o prefeito a possibilidade de alteração, com a antecipação da data”, disse.

Para alterar as comemorações do aniversário, é necessário que um projeto de lei seja encaminhado para a aprovação da Câmara Municipal.

SRM previu Aniversário de Maringá no dia 7

Na divulgação dos shows da 46ª Expoingá, a direção da Sociedade Rural de Maringá (SRM) considerou que o aniversário de Maringá seria comemorado no dia 7 de maio.

Tanto que o show das coleguinhas, Simone e Simaria, principal atração da Expoingá de 2018, foi agendado para o domingo (6/5), justamente pelo fato de ser véspera de um feriado municipal.

Outro fato que confirma a expectativa em relação ao feriado no dia 7 de maio é que nenhum show foi agendado até o momento para a noite de segunda-feira.

Tradicionalmente, é a Prefeitura de Maringá quem realiza o show do dia do aniversário.

A SRM foi procurada no começo da tarde desta segunda-feira (8/1). Segundo a assessoria de imprensa, o assunto é de conhecimento dos organizadores e será discutido nos próximos dias pelos diretores.

Tem uma dica de notícia? Fez alguma foto legal? Registrou um flagrante em vídeo? Compartilhe com o Maringá Post, fale direto com o whats do nosso editor-chefe.