Adultos são convidados a participar de pesquisa sobre obesidade na UEM. Primeiro encontro é nesta quarta-feira à noite

Por: - 19 de dezembro de 2017
Nemo dá início a pesquisa sobre obesidade em adultos nesta quarta-feira (20/12) / Asc/UEM

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) abriu inscrições a adultos que aceitem participar como voluntários de uma pesquisa sobre obesidade. O objetivo é analisar os fatores de risco associados  ao excesso de peso e avaliar a eficácia de um programa multiprofissional de tratamento da obesidade (PMTO) sobre esses fatores de risco.

A pesquisa será iniciada em janeiro de 2018. Poderão participar do estudo os adultos de 18 a 50 anos de idade, com sobrepeso ou obesidade.

A pesquisa será feita pelo Núcleo de Estudos Multiprofissional da Obesidade (Nemo). O título do trabalho é “Eficácia de um Programa Multiprofissional de Tratamento da Obesidade na avaliação de fatores de risco cardio-metabólico e tratamento da obesidade abdominal em dois municípios do noroeste do Paraná”.

Para fazer a primeira seleção de participantes, o Nemo irá realizar a primeira reunião do projeto na quarta-feira (20/12), às 19h30, no auditório do Hospital Universitário de Maringá (HUM).

No encontro serão fornecidas as orientações gerais para participar do projeto e serão feitas algumas avaliações preliminares.

A direção do Nemo pede para que os interessados compareçam com roupas leves e sem metais, com duas horas de jejum de água e comida. Além disso, durante toda a quarta-feira (20/12), os pesquisadores solicitam aos participantes que não façam prática de atividade física e não consumam bebidas cafeinadas (café, chá, coca, energéticos e outros).

Exames e avaliação física de obesos será em 2018

Nesse primeiro momento, o objetivo é verificar a idade, sexo, grau de escolaridade, peso, altura, circunferência de cintura, pressão arterial e a composição corporal por bioimpedência.

Em janeiro e fevereiro, serão feitos exames bioquímicos (glicemia, triglicerídeos, colesterol), e avaliação da aptidão física (resistência cardiorrespiratória, força e resistência muscular, flexibilidade).

A partir da coleta dos dados, serão organizados os grupos de intervenção que participarão do programa multiprofissional de tratamento da obesidade (PMTO), que inclui a pratica regular de exercício físico, com orientação sobre as atividades, além de orientações de nutrição e suporte psicológico.

  • Mais informações nos telefones (44) 3011-9235 e 3011-5026.

Conheça o plano de expansão do Maringá Post. Você pode dominar a mídia online da sua cidade. Saiba mais.