Em nova proposta de TAC, Palmali pede mais dois anos para encerrar atividades em Maringá e mudar para Palmas

  • Representantes do frigorífico Palmali apresentaram na manhã desta terça-feira (5/12) uma nova proposta de Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) à Prefeitura de Maringá e à comissão de moradores do entorno da indústria. Na reunião, a empresa anunciou que pretende deixar a cidade para concentrar as atividades no município de Palmas, onde fica  a matriz da indústria.

    No novo cronograma apresentado, a mudança completa da empresa, antes prevista para três anos, teve o prazo reduzido para dois anos. Neste período, os representantes da Palmali informaram que a indústria se compromete em desativar a caldeira no período noturno e a diminuir o volume de produção.

    O barulho é uma das principais reclamações dos moradores dos jardins Novo Horizonte e Monções, no entorno da empresa. Mas também há queixas de mau cheiro, fumaça e da infestação de insetos que seriam provocados pelas atividades do frigorífico.

    O Termo de Ajustamento De Conduta (TAC), firmado em 2014 pela empresa com o Instituto Ambiental do Paraná (IAP), a Prefeitura de Maringá e a Promotoria de Defesa do Meio Ambiente venceu no dia 24 de outubro.

    Neste período, segundo a comissão de moradores, os problemas diminuíram mas não foram sanados por completo, conforme acordado.

    Palmali decide encerrar atividades em Maringá

    Os representantes da Palmali informaram na reunião que, após analisar a possibilidade de instalar a indústria em outras áreas em Maringá, encontrou problemas no abastecimento de água ou na insuficiência energética de terrenos em frigoríficos desativos nos distritos de Iguatemi e Floriano.

    A empresa também se prontificou em negociar, caso seja encontrada outra área adequada para a indústria. Uma das exigências é que o local permita o licenciamento ambiental para a instalação.

    A Procuradoria-Geral da Prefeitura vai encaminhar os documentos do protocolo da empresa ao Ministério Público. Só depois da análise da Promotoria de Defesa do Meio Ambiente é que o município irá aceitar ou não a assinatura de um novo TAC.

    Uma nova reunião ficou marcada para o dia 15 de janeiro de 2018, às 9 horas, no Paço Municipal.

    Comentários estão fechados.