Festividades de Maringá Encantada, que começam na sexta-feira, provocarão alterações importantes no trânsito

  • Com o início da programação das festividades da Maringá Encantada com a Parada de Natal na próxima sexta-feira (1/12), ocorrerão alterações significativas no trânsito da área central da cidade, que já costuma ser tumultuado nos finais do ano.

    Na sexta-feira, quando Papai Noel chegará à cidade, a partir das 18 horas o acesso até a  Getúlio Vargas pela Neo Martins e Santos Dumont será fechado nas avenidas Herval e Duque de Caxias.

    O mesmo vale para a XV de Novembro, nas esquinas da Herval e da Duque de Caxias. Durante o dia o trânsito fluirá normalmente, com exceção da Getúlio Vargas, onde meia pista será fechada.

    A partir do dia primeiro ao dia 23 de dezembro, às segundas, quartas e sextas-feiras a Getúlio Vargas funcionará em meia pista das 18h às 22h para a Parada de Natal, que inclui oito carros decorados com motivos natalinos, acompanhados por estudantes da rede municipal de ensino.

    Nos dias da realização da Parada, o trecho da Getúlio Vargas entre as avenidas Brasil e a XV de novembro será dividido por gradis colocados no centro da via. No sentido de quem entra na Getúlio Vargas pela avenida Brasil, o tráfego será permitido em uma via, à direita, onde também será preservada a faixa de estacionamento.

    Não haverá interrupção do tráfego nos cruzamentos das ruas Santos Dumont e Neo Martins. Durante a Parada, será realizada contenção do tráfego para a passagem dos carros alegóricos, mas cuidando para que, entre um veículo e outro, seja liberado o fluxo nas duas ruas.

    Os carros que entram na Getúlio Vargas pelos dois extremos (Brasil e XV de Novembro) terão trânsito livre em uma pista dos dois lados da avenida, com estacionamento próximo da calçada.

    Para quem entra na Getúlio Vargas pela avenida Brasil, o tráfego estará livre na via da direita, a faixa de estacionamento continua normalmente mas não será permitido estacionar no canteiro. A via à esquerda ficará reservada para os veículos da Parada de Natal.

    Nos cruzamentos das ruas Santos Dumont e Neo Alves Martins não haverá interrupção do trânsito. O trânsito será contido para a passagem dos carros da parada. Entre a passagem de um veículo e o outro, o fluxo das ruas será liberado.

    Depois de atrasos devido à recursos apresentados no processo de licitação, a Companhia dos Fogos 5 Estrelas venceu a licitação, por R$ 188.323,00, para realizar os shows pirotécnicos na chegada do Papai Noel e na virada do ano.

    O primeiro show será às 22h10 e terá uma duração entre seis à oito minutos. Já o show do Ano Novo no centro da cidade terá de dez à doze minutos e nos distritos de Iguatemi e Floriano de três à cinco minutos.

    A Parada de Papai Noel será formada por oito veículos, decorados segundo inspirações diversas, conforme descrição abaixo:

    1 – Natal das Crianças

    A música carrega o natal do Deus menino, as luzes e as famílias, o carro das crianças é composto por brinquedos: legos, balanços, carrinho de madeira e outros que representam a infância cheia de brincadeiras, histórias e sonhos.

    O tema do carro é inspirado na decoração da Praça Farroupilha, localizada no Jardim Alvorada, você pode encontrar a praça tema “Natal das Crianças” seguindo as luzes pela avenida Pedro Taques.

    2 – Gloria in excelsis Deo

    O carro das estrelas apresenta a musica “Gloria in excelsis Deo” do latim, tem sua origem sacra e significa Gloria a Deus nas alturas. O carro é composto por estrelas e nuvens, pois a musica convida as pessoas a louvar a Deus com os anjos, lançando suas vozes ao céu.

    O tema do carro é inspirado na decoração da Praça Salgado Filho, mais conhecida como Praça do Aeroporto antigo, você pode encontrar a praça tema “Gloria in excelsis Deo” seguindo as luzes pela avenida Brasil.

    3 – Bate o Sino

    O carro dos Sinos apresenta a musica “Bate o Sino”. O carro é composto por sinos de tamanhos variados e circundado por guirlandas natalinas, a música carrega o badalar dos sinos que anunciam o nascimento de Jesus e o pedido dos fiéis pelas benções de Deus em seus lares, e paz no mundo.

    O tema do carro é inspirado na decoração da Praça Dona Nilza de Oliveira Pepino no encontro da avenida Cerro Azul com a Nildo Ribeiro, você pode encontrar a praça tema “Bate o Sino” seguindo as luzes até o fim da avenida Cerro Azul.

    4 – Adeste Fidelis

    O carro do presépio apresenta a musica “Adeste Fidelis”, um hino Português antiquíssimo e de origem incerta. O carro traz a sagrada família em um cenário tradicional, uma estrebaria e estrela que guiou os três reis magos na noite em que nasceu o menino Jesus como sua música nos conta.

    O tema do carro é inspirado na decoração da Praça Pioneiro Jacinto Ferreira Branco, mais conhecida como Praça do HU (Hospital Universitário),0 você pode encontrar a praça tema “Adeste Fidelis” seguindo as luzes pela avenida Mandacaru.

    5 – Noite Feliz

    O carro apresenta a famosa musica natalina “Noite Feliz”, foi escrita pelo Padre Joseph Mohr e a composição feita por Franz Xaver Gruber em 1818 na Áustria. O carro traz a noite de natal, o nascimento de Jesus.

    Como na música os anjos à frente anunciam a chegada do menino Deus, o camelo que nos lembra de Belém, e as caixas que representam os presentes trazidos pelos reis magos: incenso, ouro e mirra.

    O tema do carro é inspirado na decoração da avenida Pres. Getúlio Vargas, Praça Renato Celidônio (Praça da Prefeitura) e a Pç. da Catedral, que juntas formam o eixo “Noite Feliz”, que se interliga a todas as praças temáticas por meio das luzes.

    6 – Pinheirinho Agreste

    O carro apresenta a música “Pinheirinho Agreste (Otannebaum)”, composta por Luis Bordon. O carro traz os tradicionais pinheiros de natal, com bolas natalinas, festoes, e as luzes. A famosa música instrumental lembra as sensações e o brilho das noites de natal.

    O tema do carro é inspirado na decoração do Parque Alfredo Nyffeler, localizado na Vila Morangueira, você pode encontrar o tema “Pinheirinho Agreste” seguindo as luzes pela Av. Pedro Taques e Av. São Domingos.

    7 – O Velhinho

    O carro apresenta a música “O Velhinho”. O carro está cheio de pacotes de presentes, e circundado por meias natalinas, como na música que nos lembra do sapatinho na janela, dos presentes e do bom velhinho Noel, que não se esquece de ninguém.

    O tema do carro é inspirado na decoração da Pç. Rotary Internacional, mais conhecida como Praça do Fim da Picada, você pode encontrar o tema “O Velhinho” seguindo as luzes pela avenida Brasil.

    8 – Papai Noel

    O carro do Papai Noel traz um grande trenó vermelho, com detalhes dourados e é puxado por quatro renas, que sobrevoam uma cidade repleta de casinhas iluminada. Por entre as nuvens o Papai Noel vem guiando as renas e trazendo consigo a Mamãe Noel e um saco vermelho grande repleto de presentes.

    Comentários estão fechados.