Parque do Japão é reaberto ao público e Conselho Consultivo começa a ser regulamentado

Por: - 15 de novembro de 2017
Parque do Japão é reaberto e conselho consultivo começa a ser organizado para manter atividades culturais e artísticas / Prefeitura de Maringá

Depois de uma semana fechado, o Parque do Japão teve os portões reabertos ao público nesta quarta-feira (15/11), feriado da Proclamação da República. O local agora é administrado pela Prefeitura de Maringá e o horário de funcionamento será de terça a domingo das 9 horas às 17 horas.

Para garantir a manutenção de práticas artísticas, culturais e esportivas da comunidade japonesa no local, bem como a preservação do jardim, que exige cuidados especiais, a Prefeitura de Maringá decidiu encaminhar a criação de um conselho consultivo e opinativo.

Composto por membros da sociedade civil organizada e, principalmente, por representantes da colônia japonesa, caberá aos conselho orientar os servidores do município sobre os cuidados necessários com a decoração e jardinagem.

Os membros do conselho também serão responsáveis por recepcionar autoridades japonesas, junto às autoridades públicas de Maringá.

Além disso, os conselheiros irão manter, zelar e autorizar o uso da Casa do Chá, construída à beira do lago, e deverão organizar mutirões para jardinagem.

As definições constam do Projeto de Lei que cria o Conselho Consultivo do Parque do Japão. A proposta se encontra em votação na Câmara Municipal e entrará na pauta em segunda discussão nesta quinta-feira (16/10).

O projeto de lei foi apresentado em regime de urgência, na terça-feira (14/11) e foi aprovado pelos vereadores.

Por enquanto, com a retomada da gestão pela Prefeitura de Maringá, a administração do Parque do Japão foi designada para a Secretaria Municipal dos Serviços Públicos (Semusp).

Saiba quais são as entidades que terão assento no conselho

I – Um representante da Associação Paranaense de Bonsai;
II – Um representante da Associação Maringá/Kakogawa;
III – Quatro representantes da ACEMA;
IV – Quatro ex-presidentes da OSCIP- Parque do Japão – Memorial IMIN 100
V – Um representante do Templo Nishi Honganji;
VI – Um representante do Templo Higashi Honganji;
VII – Um representante da Igreja Soka- Gakkai;
VIII – Um representante da Igreja Seicho-No-Ie;
IX – Um representante do Templo Wajun-Kai;
X – Um representante da ACEM – Associação Cultural e Esportiva de Maringá;
XI – Um representante da Maringá Convention & Visitors Bureau

Tem uma dica de notícia? Fez alguma foto legal? Registrou um flagrante em vídeo? Compartilhe com o Maringá Post, fale direto com o whats do nosso editor-chefe.