Skincare masculina

Jeong Jaehyun para Nature Republic / Fonte: Twitter

Foi-se o tempo em que a masculinidade tóxica impedia os homens de se cuidarem. A prova disso é que o mercado de beleza masculina obteve um crescimento significativo nos últimos anos, principalmente entre 2020 a 2021, quando os produtos relacionados a skincare foram tendência entre o público masculino e as linhas para os cuidados com a barba e pele foram as grandes protagonistas.

Este ramo tem influenciado positivamente nos cuidados dermatológicos dos brasileiros, e por isso, muitas empresas passaram a entender um novo conceito de masculinidade.

Se você pensa que pele é tudo igual, não é não. A principal diferença entre a pele masculina e a feminina se dá pela ação hormonal. Os homens possuem mais testosterona, que é o hormônio responsável pelo maior estímulo das glândulas sebáceas. 

Já as mulheres possuem mais hormônio progesterona e estrogênio, responsáveis por uma pele com menos oleosidade. Por isso, produtos para pele masculina têm fórmulas específicas, que vão além da fragrância, como, por exemplo, deixar a pele menos oleosa. 

A pele masculina possui uma espessura mais grossa do que a pele feminina, e as rugas tendem a surgir após os 50 anos.

Este hormônio, presente durante toda a vida do homem, é o responsável pela secreção do suor na pele, crescimento de pelos e produção de sebo, por isso, a pele masculina tem mais tendência à oleosidade e sofre com cravos e acne.

Mas o que antes era visto como efeitos normais da pele masculina, hoje é encarado como uma pele mal cuidada, e cada vez mais os consumidores procuram alternativas para tratamentos específicos para o seu tipo de pele.

Como planejar uma rotina básica de skincare:

Para uma rotina de skincare masculina básica, com apenas alguns minutos e poucos produtos, você já cuida da pele e pode esperar por bons resultados:

  • Lave o rosto com o sabonete indicado para o seu tipo de pele.
  • Após fazer a barba com a espuma ou creme de barbear, aplique uma loção tônica para equilibrar a oleosidade do rosto.
  • Use um sérum de tratamento diário adequado para o seu tipo de pele. 
  • Aplique também o protetor solar por todo a face, pescoço e colo.  

O acompanhamento junto ao dermatologista pode ser um ótimo aliado para ter segurança na hora de selecionar os produtos corretos. Por isso, conte sempre com um profissional, que ao avaliar a sua pele pode indicar as melhores fórmulas disponíveis no mercado para sua rotina de skincare masculina.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.