A segunda edição da Residência Casa Amarela chega ao público no dia 6 de junho, com o lançamento de um EP coletivo acompanhado de videoclipes e um curta-metragem inédito. O evento será realizado às 19h30, na Produtora Casa Amarela, reunindo artistas, equipe de produção e público para apresentar o resultado da experiência criativa desenvolvida em janeiro deste ano.
A residência artística aconteceu na Casa da Madera, em uma chácara localizada em Marialva, e contou com a participação de oito artistas selecionados: Dona Gaê, Fernando Vallim, Lucas Custódio, Luli, Matheus Machado/Yami St, Monik, Natkym e Núbia Rafaela.
Nesta edição, o projeto audiovisual foi ampliado. Além dos videoclipes individuais de cada faixa, o EP também será lançado junto de um curta-metragem que reúne todas as músicas do trabalho. Guilherme Veneral assina a direção dos artistas, intérpretes de Libras e a direção de arte.
O EP apresenta uma mistura de dance pop, rap e trap, com influências de reggae e soul. Segundo a produção, a proposta coletiva permitiu que os artistas colaborassem em todas as etapas das composições, desde letras e melodias até arranjos instrumentais.
Durante sete dias de imersão, os participantes passaram por oficinas de dinâmica de grupo, expressão corporal, escrita, composição, voz, performance e instrumentos virtuais. As músicas foram desenvolvidas em sistema de rodízio, permitindo que todos contribuíssem em cada faixa. Nos últimos dias da residência, o foco esteve na gravação de vozes e instrumentos, além da definição de timbres e escuta coletiva do EP.
De acordo com a organização, a segunda edição trouxe mudanças em relação ao projeto realizado no ano passado. Entre as novidades estão a ampliação da equipe técnica, com a participação do arranjador Adilson Filho e do auxiliar de produção musical Matheus Rossato, além de melhorias na hospedagem, alimentação e no cronograma da residência.
A produtora executiva Bárbara Bittencourt destacou a evolução da convivência entre os artistas ao longo da experiência.
“No início do processo, senti que os residentes estavam mais na deles, sem interagir muito para além das atividades propostas. Mas, com o passar dos dias, eles foram se soltando e a convivência foi ficando mais natural. Acredito que isso tenha acontecido também por ser um processo desconhecido: um álbum coletivo, num ambiente diferente, junto de pessoas com vivências tão distintas”, afirmou.
A direção musical do projeto é assinada por Ariadine Gomes, enquanto a produção musical ficou a cargo de Chá di Lirian e Nicholas Emmanuel. Após o lançamento, as músicas serão disponibilizadas nas plataformas de streaming e os videoclipes no canal da produtora no YouTube.
Serviço
Lançamento do EP coletivo da 2ª Residência Casa Amarela
Data: 6 de junho (sábado)
Horário: 19h30
Local: Produtora Casa Amarela
Endereço: Rua Maria Thereza Bergamasco, 457
Entrada gratuita
Evento com intérprete de Libras
Mais informações no Instagram da produtora: @casaamarelarec
O projeto foi aprovado pela Secretaria de Estado da Cultura do Paraná, com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura, do Ministério da Cultura do Governo Federal.























