Vídeos mostram o interior do Terminal Intermodal de Maringá. Inauguração é prevista para novembro

Com ambiente climatizado, segundo andar do terminal vai reunir 14 lojas, 12 restaurantes e seis quiosques

  • Secretários municipais, vereadores, imprensa e convidados acompanharam o prefeito Ulisses Maia (PDT), nesta quarta-feira (18/9), em uma visita guiada na obra do Terminal Intermodal de Maringá, em fase de conclusão. Ainda não há data exata da inauguração, mas a expectativa do município é liberar o térreo, onde os ônibus vão circular, no final de novembro.

    “Não é uma data exata, mas estamos trabalhando com essa possibilidade [de entregar] na segunda quinzena de novembro. Nós faremos a inauguração e no dia seguinte os ônibus já funcionarão aqui”, disse Ulisses Maia. Com 44 baias para ônibus, o novo terminal vai atender até 66 linhas. A estimativa é que entre 25 mil e 30 mil passageiros passem pelo local diariamente.

    O segundo andar do terminal, onde vão funcionar as lojas e restaurantes, ainda depende da concessão. Para realizar a licitação e ceder o espaço à iniciativa privada, é necessário autorização dos vereadores. O projeto de lei foi encaminhado para Câmara e aguarda parecer da Comissão de Finanças e Orçamento antes de ir para votação em plenário.

    “A prefeitura não vai locar sala por sala, vamos contratar uma única empresa que terá a concessão de toda a área e essa empresa vai fazer a locação diretamente com outras empresas”, explicou o prefeito. A empresa vencedora vai administrar o espaço por 10 anos e será responsável pela segurança, manutenção e limpeza. A previsão é que o segundo andar esteja em operação até o final do primeiro semestre de 2020.

    Com ambiente climatizado e escadas rolantes, o segundo andar do terminal vai reunir 14 lojas, 12 restaurantes e seis quiosques. “É um ambiente igual a shopping center, só que vai ser um shopping para as pessoas”, afirmou o prefeito. Na praça de alimentação, pelos vidros do mezanino, os passageiros poderão ter acesso a uma vista da região central da cidade.

    Durante a visita, Ulisses Maia teve acesso a uma parte do segundo andar com vista para a Praça Raposo Tavares, em direção à Catedral de Maringá. Ao ser informado que o espaço será destinado ao setor administrativo, ou seja, fechado ao público, o prefeito pediu para alterar o projeto e transformar o local em um espaço contemplativo e cultural para a população.

    “É um espaço, até consideravelmente pequeno, que tinha previsão de atender a uma parte administrativa, mas o terminal tem muitos espaços e a parte administrativa pode ser colocada em outro lugar. É um privilégio essa vista exatamente no meio da Catedral e para esse pedaço que será o novo Eixo Monumental”, afirmou Maia.

    Ulisses Maia disse que pretende alterar projeto e deixar espaço aberto para o público / Murillo Saldanha

    Segundo o prefeito, a revitalização do Eixo Monumental, como é chamada a área entre a Praça da Catedral e o Estádio Willie Davids, vai começar a sair do papel no início do próximo ano. A Natureza Urbana Planejamento Integrado, de São Paulo, vencedora do concurso de arquitetura, deve entregar o ante projeto e o projeto executivo em outubro.

    Após isso, a prefeitura pretende dar início a licitação da primeira fase das obras. “Pelo menos o entorno do terminal, a frente do terminal, que é o espaço da rodoviária velha, e a Praça Raposo Tavares, vamos licitar imediatamente após receber os projetos. O prazo da empresa que venceu o concurso é final de outubro. Se entregarem no prazo, temos condição de iniciar o processo de licitação em novembro e no início de 2020 teremos obras aqui”.

    Na parte subterrânea do Terminal Intermodal, a estrutura está pronta para receber um metrô ou Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). No entanto, como não há perspectiva para implantação desse novo modelo de transporte público na cidade, o local será isolado para o público. Uma decisão judicial impede a implantação do transporte ferroviário de passageiros enquanto os trilhos dos túneis de Maringá forem usados para o transporte de cargas.

    Comentários estão fechados.