O Kuvasz é um guardião gigante e raro no mundo inteiro, porém, o Brasil está apenas atrás
da Hungria no número de registros oficiais. Introduzido na Hungria pelos turcos há mais de 800 anos, o Kuvasz descende dos Mastins do Tibete. Em turco, Kawasz significa guarda armada dos nobres. Quase extinto na 2ª guerra mundial por se manterem firmemente protegendo as fazendas e seus proprietários, os húngaros recuperaram sua linhagem e hoje têm o Kuvasz como Patrimônio do Tesouro Nacional da Hungria.

Com sua linda pelagem branca e porte gigante que faz lembrar um urso, o Kuvasz é um cão forte, rústico cuja função original é proteger rebanhos de ovelhas. Sua pelagem ondulada e branca permite que ele fique no meio do rebanho sem ser visto pelo predador. Aqui no Brasil, tem sido muito usado para afugentar onças. Diferente de outros cães de guarda, o Kuvasz, com o seu porte gigante, age com o intuito de afugentar. Ele
intimida o predador somente com seus rosnados, latidos e tamanho intimidador, diferente
de outras raças que partem para a briga e, logicamente, perdem a vida para estes felinos.

Em residências, a função é a mesma, a família é o seu rebanho, o qual ele protege com a
mesma dedicação. Carinhoso, dócil, equilibrado e companheiro, o Kuvasz tem sido muito procurado para a família, pois, além de um protetor incorruptível, você tem um cão amável e fácil de cuidar. Sua pelagem branca é auto-limpante e não possui nenhum tipo de odor, dispensando banhos frequentes. Uma escovação semanal é suficiente para que a pelagem esteja sempre bonita! Pode rolar na lama que no dia seguinte já estará limpinho novamente, sem você precisar fazer nada. Rústico, dificilmente fica doente, faz a guarda instintivamente sem precisar de adestramento.

A doença que mais acomete o Kuvasz é a displasia coxofemural que pode ser de origem genética, herdadas dos pais pelos filhotes, ou de origem mecânica. Nesse último caso, ela é causada por esforços repetitivos, ou seja, um cão que passa uma vida se equilibrando, locomovendo em pisos lisos e escorregadios, ou ainda por algum tombo ou trauma, até a própria idade avançada.

Curiosidades
A densa pelagem do Kuvasz serve de proteção ao calor. Foram realizados testes com um Labrador e um Kuvasz por alguns minutos em exposição ao sol, e a temperatura do labrador ficou muito mais alta do que a do Kuvasz, pois sua pelagem o protegeu do sol.

A burguesia mantinha estes exemplares sob a mesa, pois eram utilizados como guardanapos, para que limpassem as mãos em sua macia pelagem.

Características
Função: guarda e companhia
Tamanho: gigante, 40 a 60 kg, 66 a 76 cm
Necessidade de exercício: média
Temperamento: amável, corajoso e determinado
Adestrabilidade: médio/alto
Longevidade: 10 a 12 anos

Fonte:
Eliane e Roberto Pelinçari
Canil Kuvasz Paulista
www.kuvaszpaulista.com.br

Webanimal é um portal de informações voltado aos proprietários de animais de estimação, feito exclusivamente por veterinários, sob a direção da médica veterinária Silvia Parisi (CRMV SP 5532).