Obesidade em gatos

Não há teste específico para se diagnosticar a obesidade em gatos. Na verdade, ela é uma impressão clínica, ou seja, o diagnóstico é feito pela observação, não apenas pela pesagem em si.

O animal pode estar obeso por causas fisiológicas e patológicas. As causas fisiológicas são resultado de ingestão excessiva de alimento e pouco gasto de energia. Animais que têm pouco espaço e não se exercitam com frequência estão propensos à obesidade. Assim também, gatos que comem restos de comida, ao invés de ração ou dieta caseira balanceada, estão mais sujeitos a serem superalimentados.

As causas patológicas da obesidade são, principalmente, os distúrbios hormonais. Distúrbios na glândula adrenal, tireoide e diabetes podem levar o animal à obesidade. Normalmente, esses distúrbios são acompanhados por outros sinais, como problemas dermatológicos, alterações no cio, aumento da ingestão de água, apetite exagerado e etc.

A castração realmente aumenta o apetite do animal. Ele passa a ganhar peso com maior facilidade devido à alteração hormonal sofrida com a retirada de testículos ou ovários. É importante controlar rigorosamente a alimentação do gato castrado para que ele não engorde. Seja fêmea ou macho.

O gato obeso está sujeito a: lesões articulares, diabetes, problemas pulmonares e cardíacos, infertilidade e dificuldade reprodutiva, maiores riscos cirúrgicos e maior dificuldade de cicatrização.

Se o seu gato estiver obeso, é preciso consultar o veterinário para determinar a causa e excluir as doenças metabólicas. Existem rações específicas para felinos obesos e dietas caseiras prescritas por profissionais de nutrição veterinária. É muito importante dar atividade ao gato. Mesmo que ele more em um apartamento, é possível estimular que ele se exercite com brinquedos apropriados que simulam a caça.

Muitos acham que o animal gordo é um animal sadio, mas essa mentalidade deve mudar, se a pessoa quer que seu gato viva mais tempo. Se o seu gato estiver gordo, ou você desconfie disso, oriente-se com o veterinário para determinar a causa e iniciar um tratamento ou dieta.