Padrão da raça dos cachorros

padrão da raça dos cachorros é um conjunto de características do animal, aprovado por entidades oficiais (kennel clube, clube das raças, FCI…) e reconhecidas pela comunidade cinófila.

As entidades elegem como representantes do padrão aqueles animais que seguem fielmente as características definidas para cada raça, avaliando os cães em concursos e exposições. Assim, surgem os campeões nacionais e mundiais, que se tornarão referência para os criadores de todo o mundo. O objetivo de se criar um padrão para cada raça é manter a uniformidade das características físicas e comportamentais dos animais, e poder distingui-los dos mestiços.

padrao-da-raça
Variação da cor da pelagem na raça Labrador

Dentre as diversas características que distinguem um animal como sendo “dentro” ou “fora” do padrão, estão: formato de cabeça, focinho, orelhas e cauda, cor e tipo de pelagem, estatura, peso, porte, cor dos olhos, comportamento, etc..

Antes de comprar um cão de raça, é importante conhecer as características do padrão para não ser enganado por maus criadores. Fique atento pois isso é bem comum de acontecer! Cães mestiços vendidos como sendo de raça pura ou animais fora de padrão, “descartados” pelos criadores para a reprodução, comercializados com o mesmo valor do que aqueles que são perfeitos exemplares da raça. Os animais fora do padrão ou mestiços têm direito a um lar tanto quanto os puros, no entanto, o comprador não pode ser enganado!

Silvia C. Parisi
Médica veterinária (CRMV SP 5532) - Formada pela Universidade Federal de Uberlândia em 1987 - Criadora do site Web Animal