Zoonoses – doenças transmitidas pelas aves

Zoonoses

Uma informação importante é com relação ao caráter zoonótico (zoonoses = doenças que passam dos animais para o homem) de algumas doenças respiratórias das aves, principalmente a Psitacose (Chlamydia psittaci) e a tuberculose (Mycobacterium avium).

A Psitacose é uma doença respiratória que acomete as aves e que pode transmitir-se para o Homem, através do contato com as suas secreções e aerossóis.

Os principais sintomas nas aves são: diarreia, falta de apetite, depressão, espirros, descarga nasal mucopurulenta, sinusite, respiração difícil, conjuntivite, podendo apresentar também quadro neurológico.

No homem, os sintomas são parecidos com uma gripe bem forte com pneumonia, ocorrendo principalmente em pessoas imunossuprimidas (com resistência baixa).

Outra doença em ascensão nos dias de hoje, principalmente com o surgimento da AIDS, é a Tuberculose (Mycobacterium avium) no caso das aves, e Mycobacterium tuberculosis no caso do homem. No entanto o Mycobacterium avium é uma zoonose que pode acometer o homem, por contato inadequado (muito íntimo) com a ave, pois a transmissão se faz através das fezes, secreções e de aerossóis. Os sintomas dessa doença na ave costumam ser inespecíficos.