Veterinário de animais exóticos e silvestres

Dr. Alexandre Pessoa – médico veterinário – www.animalexotico.com.br

Veterinário de animais exóticos e silvestres

Veterinários que cuidam de cães, gatos, gado e cavalos, todo muito conhece. Porém, alguns profissionais se especializam para cuidar de animais bem diferentes. O Dr. Alexandre Pessoa atende várias espécies de aves, répteis, animais exóticos e silvestres que, assim como cães e gatos, precisam de cuidados. Leia, a seguir, entrevista com o especialista em animais exóticos.

Qual é a diferença entre “animais exóticos” e “animais silvestres”?

Os animais exóticos são aqueles que não pertencem originalmente à nossa fauna, por exemplo leão, tigre, gorila, etc., sendo que os mais atendidos por mim são as aves (calopsita, periquito australiano, canário do reino, agapornis, pavão, cacatua), roedores (gerbil, hamster, chinchila, porquinho da Índia), coelhos, répteis (tartaruga de ouvido vermelho, tartaruga mordedora, pitão, cobra do milho, bearded dragon, monstro de gila), e os ferrets. Já os animais silvestres, pertence à fauna brasileira, como papagaios, jabutis, saguis, macaco-prego, dentre muitos outros.

Quais são as espécies mais procuradas como animal de estimação?

Há fases do animal da moda, como também ocorreu com os cães (Pastor alemão, Pequinês, Rottweiler). O que percebo nestes anos de trabalho, é que as aves nunca saem do gosto dos clientes, seguidos por coelhos, répteis, ferrets e roedores.

Quais são as espécies que aparecem com mais frequência para serem atendidas?

Hoje meu atendimento é dividido desta maneira: Aves 50%, coelhos 35% e os demais animais preenchem os 15% restantes.

Quais as doenças mais comuns nas aves?

As principais doenças nos animais exóticos, estão relacionada com o manejo inadequado. Especificamente nas aves, as doenças hepáticas (fígado) são as mais observadas. A causa geralmente está associada a uma alimentação inadequada regada das mais diversas sementes. Estas sementes possuem muita gordura o que afeta diretamente o parênquima hepático.

Quais são as doenças mais comuns em répteis?

As principais doenças nos répteis são hipovitaminose A (falta de vitamina A), hiperparatireoidismo nutricional secundário (falta de cálcio e vitamina D), endoparasitos (vermes).

Quais as doenças mais comuns em roedores?

No roedores, as enfermidades mais comuns são as odontopatias (problemas dentários), anorexia (não se alimentam), problemas dermatológicos (problemas de pele).

Coelhos, hamsters e chinchilas precisam de cuidados especiais em épocas quentes?

Os coelhos e as chinchilas preferem ambientes mais frios. A temperatura ideal de manutenção deste animais fica em torno dos 16-22 graus Celsius. Os hamsters lidam um pouco melhor com o calor, mas não devem permanecer em ambientes com temperatura acima dos 27 graus Celsius. A refrigeração do ar através da ar condicionado é necessária em muitas ocasiões.

Animais exóticos ou silvestres também podem ter que passar por cirurgia? Em quais casos?

As cirurgias são bem frequentes. Hoje, com a capacitação técnica de alguns profissionais, as microcirurgias são realizada com grande sucesso ou quase que 100% de sucesso na maioria dos casos. Realizo cirurgias diárias que compreendem as osteossínteses (colocar pinos em fraturas ósseas), videolaparoscopias (endoscopias com auxílio de uma câmera), tumores de pele, castrações, correção de problemas dentários, dentre outras.

Quais os riscos de uma pessoa contrair doenças de animais exóticos ou silvestres criados em cativeiro?

O risco existe, mas o mesmo ocorre com pessoas que possuam cães e gatos como animais de estimação.A grande dica é que os princípios básicos de higiene sejam adotados para todos os animais, independentemente de serem exóticos, silvestres ou domésticos.

Qual o seu conselho para quem quer ter uma dessas espécies como animal de estimação? Onde comprar?

Meu conselho é sempre pesquisar muito com amigos ou conhecidos que já adquiriram outros animais, e em qual estabelecimento, qual o suporte que lhes foi oferecido e em que condições de saúde apresentavam-se os animais. Outra dica importante é conversar com profissionais especializados sobre qual o melhor animal e local a ser comprado o seu futuro companheiro.