Tipos de tartarugas

Aprenda a diferenciar os tipos de tartarugas. Elas não são todas iguais!

Existem mais de 250 espécies de quelônios no mundo todo, e no Brasil existem cerca de 33 espécies.

Tartarugas marinhas: apresentam as patas achatadas transformadas em remos; não apresentam membranas interdigitais; perderam parte dos ossos da carapaça e a mesma ficou mais compactada no corpo do animal. Por conta disso, não retraem cabeça e membros para dentro da carapaça como fazem as outras tartarugas. Em compensação, no ambiente marinho isso as transformou em lépidas nadadoras.

Tartaruga marinha

Tartarugas aquáticas de rio: possuem as patas espalmadas, apresentam membranas interdigitais e cada dedo apresenta uma unha. No Brasil, a família de quelônios Chelyidae é a mais abundante. Estes animais não retraem o pescoço para dentro da carapaça como fazem as demais tartarugas de água doce e as tartarugas de terra (jabutis) ou seja, de modo vertical, mas sim num plano horizontal: estes são os cágados. Então, cágado é a denominação brasileira para todos os quelônios lacustres (de água doce) da família Chelyidae que retraem o pescoço num plano horizontal.

Tartaruga aquática de rio

Tartarugas terrestres:  jabuti é a denominação brasileira para duas espécies de quelônios terrestres: o jabuti-piranga (Geochelone carbonaria) e o jabuti-tinga (Geochelone denticulata). Todas as tartarugas de terra possuem as patas mais colunares, em formato elefantino; possuem escamas nas patas mais grossas, a carapaça é bem mais abobadada que os demais quelônios. Estes animais pertencem a família Testudinidade (do latim testa=casco).

Tartaruga terrestre – jabuti