Doenças em tartarugas – Obstrução intestinal

Obstrução Intestinal

SEMPRE que um animal ficar doente, ele deve ser submetido à avaliação de um médico-veterinário. Desta forma, não será abordado aqui nem diagnóstico, fisiopatologia, muito menos terapêutica dos quelônios. Isso sempre deve ficar à competência do profissional. Destacamos algumas características de enfermidades que são comuns no cativeiro, para que o proprietário que possui um quelônio tenha discernimento para levar seu animal a uma consulta veterinária.

Ocorrem em tartarugas em consequência ao parasitismo, corpos estranhos (especialmente ingestão de materiais de fundo de terrário: pedras, areia, etc.). Promovem distensão do tubo digestivo, desidratação severa. O animal fica letárgico, não defeca, não come. O diagnóstico definitivo só é possível com o auxílio da radiografia. Requer cuidados rápidos, como a retirada cirúrgica do agente impactante.

Esta é uma das enfermidades mais comumente observadas em cativeiro. Evidentemente, existe uma infinidade de outras doenças que acometem os quelônios. Qualquer perturbação da normalidade do animal deve ser esclarecida através de uma consulta com um médico-veterinário.