Ser veterinário

Ser que é ser veterinário

Dia 9 de setembro, dia do Médico Veterinário!

Nem todas as pessoas conhecem o papel do médico veterinário. Nem todos dão a devida importância. O veterinário não é apenas aquele que trata dos animais de estimação ou dos animais de fazenda. Além do aspecto da saúde do animal, a veterinária está ligada diretamente à saúde do homem. Sem o veterinário não haveria o controle das doenças dos animais, doenças essas que em muitos casos podem afetar as pessoas, como a raiva, a brucelose, a tuberculose, a leptospirose e outras.

É também o profissional veterinário que está nos laboratórios, produzindo vacinas e medicamentos para o bem estar dos animais e controle de doenças.

A carne, os ovos, o leite e derivados, e até o peixe que você consome diariamente, antes de chegarem à sua mesa, passam pelo controle dos veterinários.

O melhoramento genético dos animais que produzem alimentos ao homem, como aves, gado leiteiro ou de corte, é papel de veterinários e zootecnistas. Imagine que a população mundial cresce dia após  dia, e temos que produzir cada vez mais alimentos e de melhor qualidade.

Juntamente com os biólogos, os veterinários ajudam na preservação e pesquisa das espécies animais de nossa fauna. Sem esse trabalho, a natureza corre o risco do desequilíbrio e o homem seria terrivelmente afetado. A extinção de algumas espécies, por exemplo, levaria ao desaparecimento de inimigos naturais de muitas pragas que destroem nossa agricultura.

Agora você sabe um pouco mais sobre o que é ser VETERINÁRIO. Nunca é tarde para cumprimentar o profissional que cuida da saúde do seu bicho e preserva a sua também.

Você pensa em ser veterinário? Dicas aqui