Reciclagem

Vamos reciclar?

As mudanças climáticas são uma realidade e já podem ser sentidas por todos, inclusive os animais. Estações do ano que eram bem definidas agora já não são, e isso compromete o “relógio biológico” que orienta o reino animal. A época de acasalamento, as mudanças de pelagem e penas, todos esses ciclos estão se alterando. É mais do que hora de pararmos com a destruição! Ou teremos que conviver com o pesadelo da falta de recursos básicos, além de respostas drásticas da natureza em consequencia da ação do homem. Nenhum ser vivo ficará ileso se a devastação
continuar.

Você já pensou no que poderia contribuir como cidadão e dono de animal de estimação? Além de nossa obrigação individual de não destruir ou poluir, somos consumidores e temos que começar a selecionar aquilo que compramos, até para os nossos animais. Muitas embalagens de produtos para “pets” podem ser recicladas!

Você pode adotar medidas simples para ajudar a preservar nosso planeta:

  • Quantos sacos de ração seu amigão consome por ano? Imagine durante toda a vida dele! O material usado na embalagem de ração é reciclável. Começa aí a sua participação: RECICLE as embalagens de ração!
  • Seu animal toma algum tipo de medicamento? A embalagem do vermífugo, antibiótico ou remédio contra pulgas é reciclável? Então: RECLICLE as embalagens dos remédios!
  • A loja, clínica veterinária e pet shop que prestam serviços para seu animal já aderiram à reciclagem? Se não aderiram ainda, oriente-os a reciclar. Afinal, imagine quantas embalagens plásticas de shampoo para animais, caixas de papelão e outros recicláveis esses estabelecimentos utilizam por mês.
  • Você lê alguma revista impressa sobre animais de estimação? Se não quiser colecionar, não jogue no lixo: RECICLE as revistas!
  • Evite imprimir sem necessidade. Todas as matérias sobre animais que são publicadas no webanimal/webanimal ficam disponíveis para consulta. Não é preciso imprimi-las e guardá-las! Basta marcar as páginas com os assuntos que lhe interessam na pasta “Meus favoritos” em seu navegador.
  • RECICLE o comedouro de seu cachorro, se for trocá-lo por um novo. Lembre-se que ele é feito de plástico e pode ser reutilizado também.
  • Observe se as empresas que fabricam produtos para o seu animal colaboram com o meio ambiente, implantando nas fábricas projetos que diminuam a poluição e preservem os recursos naturais. Não consuma produtos de empresas que não se preocupam com o meio ambiente e poluem!
  • Lembre-se que: Sacolinhas plásticas demoram centenas de anos para se decompor. Jogadas no mar causam a morte de muitas tartarugas e golfinhos. Dispense as sacolinhas na hora da compra. Prefira caixas de papelão ou leve sua própria sacola para transportar os produtos.

  

  • 1 tonelada de papel reciclado evita a derrubada de 15 a 20 árvores, além de economizar energia e água.
  • Para fazer uma folha de papel tamanho A4 são gastos 10 litros de água.
  • A reciclagem de plásticos economiza 95% da energia usada no processo de fabricação desse material.
  • E o mais importante: Divulgue a RECICLAGEM! Não esqueça de indicar esta matéria aos seus amigos que possuem animais de estimação. Recicle e ensine a reciclar.