Hierarquia entre cães

Se você tem mais de um cão em casa, as brigas entre eles poderão acontecer. Entendendo como os cães se comportam hierarquicamente, você certamente evitará muitas brigas entre seus animais.

“O cão líder é sempre o primeiro a ser alimentado, preparado para saídas, afagado. Isso para os cães não é injustiça, muito pelo contrário, é a regra natural das coisas.”

Os cães são animais sociais, acostumados a viver em grupo, onde cada um tem o seu degrau na hierarquia. Para os cães não existe um nível de igualdade entre os componentes da matilha. Existe um líder, que não é necessariamente o cão mais forte, mas sim o mais justo. É ele quem vai decidir a hora de caçar, atacar, comer, descansar e, principalmente, é ele quem vai manter a ordem e a paz na matilha. Ele está sempre atento e alerta a qualquer movimento estranho. Quando os cães são ainda filhotes, brincam muito entre si de uma brincadeira chamada “dominante X dominado”.

O que nessa hora é diversão, mais tarde torna-se lei. Quando os cães começam a crescer, geralmente se sentem fortes o suficiente para conquistar a liderança. Nessa época surgem as brigas. Cabe ao dono dos animais reforçar a liderança do atual líder (a não ser que ele já esteja velhinho e/ou aceite que outro fique com a liderança).

É claro que o líder alfa, o grande chefe, é o dono. Nunca deixe qualquer cão pensar que pode tomar a liderança do dono. Quando isso acontece, a volta à normalidade é dolorida, pois o relacionamento com o animal muda drasticamente.

O cão líder é sempre o primeiro a ser alimentado, preparado para saídas, afagado.
Isso para os cães não é injustiça, muito pelo contrário, é a regra natural das coisas. Quando tudo funciona assim, os cães vivem na mais perfeita harmonia. Isso porque o líder – o dono – está fazendo sua parte direitinho; assim, nenhum outro cão precisa se preocupar, pois sabe que na hora certa ele terá comida, afago e brincadeiras.