Gestação da gata

A gestação tem uma duração média de 60 dias (58 a 62), e deve ter acompanhamento veterinário. O diagnóstico da prenhez pode ser feito por palpação ou por (ambas a partir de 30 dias de gestação). A gata apresenta mudanças de comportamento mas, externamente, a gestação só será notada nos últimos 20 ou 30 dias.

Como nos humanos, os fetos se formam completamente (cabeça, tronco, membros e órgãos internos)  e só depois começam a crescer. Nenhum medicamento deve ser administrado sem a orientação veterinária, sob o risco de mal formação dos filhotes.

Deve ser dado cálcio (sob orientação do veterinário) à gata gestante a partir de 15 dias antes do parto previsto, até a época do desmame (filhotes com 25 a 30 dias). Alguns veterinários preferem a troca da ração nesse período, fornecendo teores de cálcio mais altos no alimento.

A quantidade de alimento oferecido deverá aumentar e, principalmente nessa época, o animal deve consumir uma ração de boa qualidade. O veterinário deve ser consultado para orientar os proprietários sobre a alimentação da gata gestante.

Veja também:

  • acasalamento, parto e desmame