Aquarismo – Protozoários – Mucosidade – Buraco na cabeça

Protozoários – Excesso de mucosidade – Buraco na cabeça

Ao lado de bactérias, fungos e parasitas, os protozoários são uma causa comum do aparecimento de doenças nos peixes ornamentais. E podem leva-los à morte. Os sintomas das doenças causadas por protozoários são bem caracteríscos e podem ser facilmente detectados. A evolução da doença é rápida, como a maioria das enfermidades que atingem os peixes.

Buraco na cabeça
Excesso de mucosidade na pele

Causada por vários protozoários parasitas, como por exemplo Ichthyobodo/Costia,Trichodina e Chilodonella. Provoca a perda do apetite e aparecimento de manchas esbranquiçadas na pele dos peixes, como se fosse um muco branco, normalmente mais visível nas áreas de pigmentação escura. No tratamento, devemos utilizar um parasiticida.

“Doença do buraco na cabeça”

Causada pelo protozoário flagelado Hexamita, e que como o próprio nome já diz, causa o aparecimento de pequenas ulcerações na cabeça dos peixes, especialmente nos ciclídeos (acarás disco e acarás bandeira). É uma doença com baixo grau de contaminação e de morte. No tratamento, devemos utilizar rações medicadas e medicamentos a base de Dimetridazole e Metronidazole.