Dog Tour: viaje com seu cão!

Viajar com o animal de estimação nem sempre é uma experiência agradável e fácil de ser realizada. Hospedar o cão em um hotel, juntamente com o dono, é ainda mais difícil. Porém, o animal de estimação da família já começa a ser incluído em alguns ‘pacotes’ turísticos, no Brasil. Exemplo disso é uma agência de viagens de Curitiba que, conhecendo as dificuldades dos proprietários em levar seus animais nos passeios, começou a programar excursões para os donos e seus cães.

Segundo Igleide Araújo de Almeida, da Dog Tour, as viagens são sempre feitas de ônibus e os donos podem levar seus cães no colo ou acomodá-los na poltrona ao lado. Os animais quase sempre ganham o melhor lugar: a janela. Durante a viagem são feitas paradas a cada uma hora para que os cães não fiquem estressados e possam beber água, se exercitar e fazer suas necessidades. São aceitos cães de qualquer tamanho, apenas os que demonstrem agressividade são barrados.

dog-tour-viaje-com-seu-cao
O melhor lugar para o cão: a janela

Nunca houve briga entre os passageiros de quatro patas, conta Igleide, e as excursões são sempre acompanhadas por um guia especializado em educação canina, e um ou mais veterinários. Além do passeio, acontecem palestras educativas sobre saúde e bem-estar animal, além da distribuição de brindes para os cães.

dog-tour-viaje-com-seu-caoA primeira exigência para participar da viagem é a apresentação da carteira de vacinação e atestado de saúde. É feito um contrato com a agência de turismo e o hotel, para que o dono se responsabilize por eventuais danos causados pelo seu cão. São aplicadas multas para aqueles que deixam os dejetos dos animais nas cercanias da hospedagem, quase sempre uma pousada ou hotel fazenda.

dog-tour-viaje-com-seu-cao
Donos e cães aproveitam a viagem

A procura por esse tipo de serviço é muito grande, havendo excursões que chegam a ter 40 cães participantes e fila de espera. A maioria dos passageiros que optam pela companhia de seus animais nas excursões são pessoas que têm o cão como membro da família, solteiros ou idosos cujo companheiro é o animal, casais sem filhos ou que já criaram os seus, e buscam compensar a falta deles com o amigão.

O objetivo do Dog Tour, segundo sua proprietária, é chamar a atenção dos empresários de turismo para a existência desse tipo de mercado, mas é preciso ter coragem para enfrentar os preconceitos quanto à hospedagem de animais em hotéis.

Fotos: Dog Tour