Doenças em tartarugas – Abcessos

Abscessos

SEMPRE que um animal ficar doente, ele deve ser submetido à avaliação de um médico-veterinário. Desta forma, não será abordado aqui nem diagnóstico, fisiopatologia, muito menos terapêutica dos quelônios. Isso sempre deve ficar à competência do profissional. Destacamos algumas características de enfermidades que são comuns no cativeiro, para que o proprietário que possui um quelônio tenha discernimento para levar seu animal a uma consulta veterinária.

Abscessos são aumentos de volume causados por inflamação contaminada (infecção) por bactérias. O abscesso tem uma parede espessa nos répteis. Ele pode ser resultado de traumas externos na pele do animal bem como por septicemia (infecção do sangue do animal).

O diagnóstico correto se faz com um hemograma, citologia aspirativa, cultura/antibiograma da massa. A terapêutica envolve o debridamento da massa, na vigência de anestésicos, lavagem da coleção caseosa, curativo e antibioticoterapia. É um procedimento cirúrgico, então.

Esta é uma das enfermidades mais comumente observadas em cativeiro. Evidentemente, existe uma infinidade de outras doenças que acometem os quelônios. Qualquer perturbação da normalidade do animal deve ser esclarecida através de uma consulta com um médico-veterinário.