Dalgas Frisch – o relógio dos pássaros

O relógio dos pássaros

Quem mora nas grandes cidades dificilmente tem a oportunidade de apreciar o canto das aves. O Brasil abriga uma grande quantidade de espécies canoras, mas nem todas as pessoas conhecem o belo canto de nossos pássaros. Pensando nisso, Johan Dalgas Frish, um brasileiro conhecido mundialmente por seus estudos com aves, e a primeira pessoa a conseguir gravar o verdadeiro canto do Uirapuru, no Acre, produziu um relógio que traz um pouco da natureza para dentro de casa, o relógio dos pássaros.

O relógio, uma espécie de cuco muito mais sofisticado, “toca” o canto de doze aves brasileiras, gravadas por Dalgas, um para cada hora. Possui um sensor de luminosidade que faz com que o relógio não “cante” à noite, apenas durante o dia, na presença de luz. Assim pode-se dormir despreocupadamente.

O relógio dos pássaros permite que as novas gerações conheçam e aprendam a distinguir o canto das principais aves brasileiras: o Corrupião (que assobia o hino nacional!), o Curió, o Quero-Quero, o Bem-te-vi, o Tucano, o Joá, o Curiango, o Sabiá-laranjeira, o Pintassilgo, o Galo-da-campina, o Juruva e o famoso Uirapuru (será que você já ouviu o canto dessa ave?).

Um fato interessante é que o relógio estimula as aves de gaiola a cantarem. Isso porque a maioria dos pássaros, ao ouvirem o som de outra ave, sentem seu território invadido e usam o canto como maneira de afastar o “inimigo”. O relógio dos pássaros pode ser adquirido diretamente nos estúdios Dalgas Frish.

Contatos:
Tel. 11 3814-8000
[email protected]