Cuidador de cachorro – dog sitter

Cuidador de cachorro – dog sitter

Ter um cachorro é algo muito prazeroso e ele é considerado um integrante da família. Em alguns momentos, porém, podem aparecer algumas dificuldades para cuidar dele. Falta de tempo para levar o cão para passear, o cachorro não consegue ficar sozinho e late o tempo todo na ausência do dono, ele não pode ser levado na viagem de férias e não há ninguém para ficar com ele etc. O dono precisa de ajuda extra para cuidar do seu cachorro. Como resolver isso?

A saída é recorrer aos vários serviços disponíveis, como os hoteizinhos para cães, creche para cachorros (day care), passeadores (dog walker) e também os dog sitter. O que é um dog sitter? É um serviço personalizado para o animal, um cuidador. Um hotelzinho, por exemplo, abriga vários cães ao mesmo tempo. Há donos que não gostam desse tipo de hospedagem, preferem alguém que cuide exclusivamente de seu cão na sua ausência. Na falta de um vizinho, parente ou amigo, o dog sitter pode cuidar do cão no próprio local, diariamente, ou leva o cachorro para a casa dele onde receberá toda a assistência.

Quando você está sem tempo de cuidar do seu cachorro, levá-lo para passear, ir ao pet shop ou ao veterinário, um dog sitter pode ser contratado para fazer tudo isso em seu lugar. Embora algumas pessoas considerem o serviço de dog sitter algo supérfluo, afinal “cachorros não precisam de babá”, só quem tem um cão e se deparou com uma situação de aperto, sem ter como cuidar de seu animal, sabe o quanto esse tipo de serviço é valioso. Claro que ele não pode substituir os cuidados que o dono deve ter com o seu cão e o tempo que precisa reservar para seu animal. Não se deve adquirir um cachorro pensando que alguém poderá fazer tudo por você.

Como esse e outros profissionais da área não possuem um registro que regulamente a atividade, é preciso ter referências da pessoa que irá cuidar do seu animal. Existem aplicativos e sites que cadastram pessoas que trabalham como dog sitter. Você poderá agendar serviços diversos para seu cachorro com maior segurança. A Holidog é uma das empresas que oferece dog walkers no Brasil, além de vários outros serviços de cuidadores para cães, gatos e até outras espécies (petsitters).

Para ter um cachorro é preciso pensar em seu bem estar. Ele precisa de passeios, cuidados e “vida social”. Não basta deixá-lo no quintal ou área de serviço com comida e água. Por isso, é importante conhecer todos esses serviços disponíveis, pois um dia você poderá precisar de ajuda para cuidar do seu amigão.


Silvia C. Parisi
médica veterinária (CRMV SP 5532)