Cirurgia em animais – uma especialidade

Uma das especialidades em medicina veterinária é a cirurgia. Existem centros cirúrgicos modernos e bem equipados, capazes de atender pequenos animais e animais exóticos. Esses centros não atendem diretamente o animal, necessitando que haja um encaminhamento feito pelo veterinário responsável. A cirurgia é realizada e o paciente, em alguns casos, permanece internado até que seu estado clínico esteja estabilizado.
Deixando o centro cirúrgico, o animal retorna à clínica de origem, voltando aos cuidados do veterinário que o encaminhou.

Nem todas as cirurgias precisam ser feitas em centros cirúrgicos especializados. Porém, cirurgias nas áreas de ortopedia, cardiologia, extração de tumores de difícil acesso, dentre outras, exigem experiência do veterinário e equipamentos que nem todas as clínicas dispõem. Nesses casos, os animais são encaminhados para os centros cirúrgicos. Da mesma forma, existem ambulatórios veterinários que não realizam cirurgias, e profissionais que apenas oferecem atendimento domiciliar. Também nesses casos, os centros cirúrgicos são acionados quando necessário.

As cirurgias na área veterinária transcorrem dentro da maior segurança e assepsia possíveis, com aparelhamento moderno, tal qual um hospital humano. Faz-se uso de monitores cardíacos e anestesia inalatória, bem mais segura que a anestesia convencional, principalmente no caso de animais idosos. Alguns centros cirúrgicos também dispõem de UTIs (Unidades de terapia intensiva), para cuidado e tratamento de animais em estado grave.