Campanha: a volta dos passarinhos à nossa cidade

Campanha: “a volta dos passarinhos à nossa cidade”

“Se você tiver um quintal ou mesmo um canteiro em seu edifício, plante uma árvore frutífera. O fruto que ela dará virá acompanhado do aparecimento de um ou mais passarinhos, e você poderá ter o prazer de ouvir o canto dos sabiás, bem-te-vis, pintassilgos, curiós…”.

As grandes cidades, com seus altos edifícios e poucas áreas verdes, são locais inóspitos para as aves, que não encontram abrigo nem alimento.

Foto: Christian Dalgas Frish
Hoje tornou-se raro ouvirmos o canto dos bem-te-vis, sabiás e outros passarinhos. Será que nossos filhos não terão a oportunidade de ouvir o canto de um pássaro livre? Segundo Johan Dalgas Frish, mundialmente conhecido estudioso das aves, na Europa é muito difícil encontrar-se passarinhos nas cidades. Isto porque os parques não são projetados de maneira favorável à permanência das aves. O resultado é um bonito parque, mas sem pássaros. Não vamos deixar que isso aconteça em nossas cidades!

Dalgas afirma que, para evitarmos o desaparecimento dos passarinhos, devemos tornar o local propício ao abrigo, alimentação e reprodução das aves. Para isso, a receita é simples: como uma grande parte dos pássaros alimenta-se de frutas, para que os passarinhos não deixem a cidade basta investir no plantio de árvores frutíferas em parques, jardins, canteiros e quintais. Tendo alimento à disposição, as aves permanecem e, da mesma forma, elas voltam aos locais que abandonaram. Assim, poderemos ouvir novamente o canto dos passarinhos, mesmo nos grandes centros.

Colabore para que os pássaros voltem a cantar em nossas cidades!! Se tiver condições de plantar, opte por uma árvore frutífera que se adapte às condições climáticas de sua região. Compre uma muda ja crescida. Quando ela estiver dando seus frutos, as aves começarão a aparecer.

O que plantar? Pitanga, ameixa, caqui, abacate, laranja, mexerica, magnólia amarela, jabuticaba, manga e goiaba são as frutas preferidas dos passarinhos. Uma outra opção é fazer um “restaurante” para pássaros (clique aqui para detalhes).